Ubajara e Milagres: Programa SESI Cultura Maker muda a realidade da educação municipal

Dois municípios cearenses já estão colhendo os frutos da implementação do Programa SESI Cultura Maker nas escolas municipais, graças ao serviço de Assessoria Pedagógica do SESI Ceará. Ubajara, na região da Serra da Ibiapaba, e Milagres, na região do Cariri, já estão trabalhando novos recursos educacionais nas classes de Ensino Fundamental - anos finais.

Os efeitos disso já têm sido percebidos, segundo o Coordenador de Educação do SESI Ceará, João Eduardo Coelho Pontes: “Ficou claro que o espírito da Cultura  Maker, de ‘construir com as próprias mãos’, é realmente mágico e encantador, ao vermos as escolas motivadas, desenvolvendo com os estudantes diversas atividades. Através de todos as ações trabalhadas na formação, podemos perceber que os professores sentem-se revitalizados, após o curso, e motivados a transformar os estudantes em protagonistas dos conhecimentos adquiridos”, afirma.

O que é o programa

O Programa SESI Cultura Maker, em sua proposta pedagógica, tem como foco colocar o estudante como protagonista na construção do conhecimento, proporcionando o acesso a ferramentas para a construção prática de uma aprendizagem significativa nas áreas do conhecimento. Ao professor, possibilita um olhar amplo do processo de ensino-aprendizagem, em que assume o papel de mediador da pesquisa, de consultor do processo e coautor do fazer Maker.

A proposta  da Cultura Maker usa ferramentas como a construção lúdica (maquetes, jogos e desafios), com o objetivo de tornar a aprendizagem significativa e prazerosa.

Para levar o Programa SESI Cultura Maker para as escolas do seu município, as gestões municipais podem entrar em contato com o SESI Ceará, através do número (85) 4009.6300. O atendimento telefônico acontece de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 21h e, aos sábados, das 8h às 14h20, exceto em feriados nacionais ou locais.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA