Ricardo Cavalcante apresenta Hub do Hidrogênio Verde (H2V) e Observatório da Indústria ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação

Nesta terça-feira (04/10), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante, recebeu Paulo Alvim, Ministro de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, na Casa da Indústria. Na ocasião, o Gestor cearense apresentou as oportunidades do Hidrogênio Verde no Nordeste e Ceará, além das funcionalidades do Observatório da Indústria. Estiveram presentes também do SEBRAE-CE,  Joaquim Cartaxo, Diretor Superintendente; Alci Porto, Diretor Técnico; e Airton Gonçalves, Diretor Administrativo Financeiro.

Participaram do momento, do Ministério, José Silvério, Coordenador Geral de Ambientes Inovadores e Startups do MCTI; Edvaldo Dias, Chefe da Assessoria de Assuntos Parlamentares; Da FIEC,  o Vice-Presidente André Montenegro; os Diretores Administrativo e Financeiro, Chico Esteves e Edgar Gadelha; Sampaio Filho, Diretor de Inovação; Dana Nunes, Superintendente do IEL-CE; Joaquim Rolim ,Coordenador do Núcleo de Energia; Sérgio Lopes, Superintendente de Relações Institucionais; e Guilherme Muchale, Gerente do Observatório da Indústria.

Ricardo Cavalcante lembrou que o H2V vem em um contexto de mudança de matriz energética mundial e de descarbonização do planeta.  “Passamos por uma crise energética e o Ceará e o Nordeste brasileiro tem tudo para promover a mudança energética necessária para contribuir na descarbonização global”, disse, informando que a região tem diferenciais competitivos que os coloca à frente de diversos locais do mundo e conta com mais de 20 bilhões de dólares em projetos a serem desenvolvidos.

Logo após, foi apresentado o Observatório da Indústria da FIEC e diversos serviços ofertados pela Federação cearense. O Centro de Dados é considerado um dos maiores do país e vem contribuindo de forma decisiva para a tomada de decisões estratégicas por empresas, governos e entidades.

Paulo Alvim, ficou impressionado com as ações do Hub Hidrogênio Verde desenvolvidas na FIEC e pelos serviços do Observatório. O Ministro de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação comentou que a melhor forma de promover o desenvolvimento do país é através do estímulo à novas tecnologias e inovação, a exemplo dos desenvolvidos na FIEC.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA