SENAI Ceará oferta curso técnico em Plástico para a qualificação sobre o consumo sustentável do produto

A preocupação dos ambientalistas com o uso consciente do plástico não é em vão. Afinal, se o tema da sustentabilidade não for trabalhado de forma contínua, os prejuízos causados ao ecossistema continuarão sendo uma ameaça a centenas de espécies marinhas. Nesse contexto, o SENAI Ceará vai disponibilizar um curso sobre o devido uso do material. É uma oportunidade para as melhores práticas de ESG serem replicadas.

O curso técnico em plásticos será ministrado no SENAI Maracanaú, onde os alunos terão a chance de se especializar de forma profissional, tendo acesso não só à ciência dos polímeros, mas também a todas as tecnologias associados ao seu processamento, além da prática de reciclagem alinhada ao contexto da economia circular.

As aulas têm previsão para começar no final de outubro, mas as vagas são limitadas e, para se inscrever, é preciso ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando, no mínimo, o 2º ano do Ensino Médio.

Importância do curso


Os benefícios associados à utilização de materiais reciclados são inúmeros, sobretudo quando comparados ao uso de resinas plásticas virgens. Sejam nas águas, no cuidado com o solo ou até mesmo nos fatores associados ao efeito estufa, os benefícios sempre estarão associados à vida, não só dos seres humanos, mas do planeta.

Estudos sobre ACV – Análise do Ciclo de Vida da BRASKEN, publicados em 2022, demonstram que os impactos ambientais provocados por um produto plástico, considerando todo o seu ciclo de vida, desde a extração de matérias-primas até sua utilização final, considerando processos de transformação, utilização e logística, podem ser amplamente mitigados quando há a incorporação de percentuais de reciclados – PCR, podendo reduzir esses impactos ambientais em até 50%.

Para os instrutores do SENAI Ceará, Marcos Paulo e Romário Borges, o estudo só demonstra a importância da cadeia de reciclagem para a economia circular. "Para que iniciativas como esta sejam cada vez mais recorrentes é preciso realizar a capacitação dos profissionais que atuam neste importante segmento tecnológico”, ressaltam.

Serviço:

Para mais informações sobre o curso, clique AQUI ou se preferir, você pode entrar em contato pelos fones: 3421.5009 / 5012 / 5016

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA