Transição energética é o tema do Proenergia Summit 2022, evento do Sindienergia que acontece no Centro de Eventos do Ceará


Na manhã desta quarta-feira, 21/09, foi iniciada a programação do Proenergia Summit 2022, evento realizado pelo Sindienergia-CE, em parceria com a FIEC e o SEBRAE. Esta é a quarta edição e marca a retomada presencial, abordando temas fundamentais para a continuidade do crescimento do setor de Energia no Brasil.

O evento vai até amanhã, 22/09, e é focado na geração de negócios, no panorama atual, nas oportunidades e desafios do setor de energia, e se propõe a atrair investimentos e mediar parcerias possibilitadas pelo networking com profissionais, executivos e empresários do mercado cearense e brasileiro. A programação conta com palestras, expositores e rodadas de negócios.

A abertura do evento contou com a participação do Presidente da FIEC e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante; o Presidente do Sindienergia, Luis Carlos Queiroz; o 1º Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado; representando a Governadora do Ceará Izolda Cela, o Secretário Executivo de Regionalização e Modernização, Célio Fernando; o Presidente do Banco do Nordeste, José Gomes da Costa; e o Vice-Presidente da CNI e ex-Presidente da FIEC, Beto Studart. Além deles, também participaram, com depoimentos virtuais, o Secretário Estadual do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, e o Ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida.

 

FIEC de olho no presente e no futuro das energias renováveis

Em seu discurso de abertura, o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, listou algumas das ações que a Federação tem feito pelo segmento da energia. “Em setembro de 2021, o SENAI Ceará lançou, de forma pioneira no Brasil, um curso de Introdução ao Hidrogênio Verde, que reuniu os mais renomados profissionais da área, e teve mais de cinco mil inscritos, entre brasileiros e estrangeiros. Firmamos uma importante parceria com as empresas Enel, Maersk Training e Aeris Energy, e com a Agência de Cooperação Alemã GIZ, que montaram importantes estruturas laboratoriais nas unidades do SENAI de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte. O foco dessas estruturas é a formação de mão de obra e pesquisa para o segmento de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia, além de trabalhar fortemente a formação na área de Energias Renováveis”.

Cavalcante também citou os cursos oferecidos pelo SENAI Ceará, da formação básica à técnica e o trabalho do SESI Ceará, com a criação da primeira Escola de Referência em Energia Renovável do estado, direcionando cursos do Novo Ensino Médio na área de Energia, mesclando a educação regular com a formação técnica, potencializando as possibilidades dos estudantes em sua inserção no mercado de trabalho.

A importância do debate no Proenergia Summit 2022

O Presidente do Sindienergia, Luís Carlos Queiroz enfatizou a importância do debate sobre transição energética na sociedade e no meio empresarial: “O convite que proponho é que todos façam uma análise sobre o papel pessoal e de suas empresas nesse movimento de descarbonização dos processos e da economia. Nesses dois dias de evento, junto com alguns dos grandes players e empresários do setor e academia, das principais cabeças pensantes do setor energético, discutiremos a promoção de um modelo que pretere as matrizes de alta emissão de carbono e favorece a geração de fontes renováveis, os biocombustíveis, fontes eólica e solar, o Hidrogênio Verde e seu derivados.”

Centro de Excelência em Transição Energética

O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, também anunciou, entre as ações da Federação, a criação do Centro de Excelência em Transição Energética, que funcionará na Barra do Ceará, em Fortaleza (CE). “Lá, vamos aproveitar as estruturas da área de energia já existentes, e implantar os primeiros laboratórios de estudo e pesquisa em Hidrogênio
Verde do Estado”, explicou. Este espaço é fruto de uma articulação feita pela FIEC, o SESI Ceará e o SENAI Ceará.

Troféu Jurandir Picanço

O Proenergia Summut 2022 também marcou o lançamento do troféu Jurandir Picanço, que leva o nome do Consultor de Energia da FIEC e foi concebido para homenagear personalidades que tenham contribuído para o desenvolvimento do setor de energia no Ceará e no Brasil. O troféu físico é inspirado na obra “Comunidade de Energia”, do artista plástico Cadeh Juaçaba.

A primeira personalidade homenageada é o industrial Lauro Fiúza Jr, fundador do Grupo Servtec Engenharia, que recebeu o troféu das mãos de seu filho, o também empresário Lauro Fiúza Neto.

Programação do Proenergia Summit 2022

Ainda a abertura, o Consultor em Energia da FIEC, Jurandir Picanço, apresentou um panorama geral de temas que farão parte da programação de debates do Proenergia Summit 2022, como o aumento da temperatura global, a transição energética em todo o mundo, incluindo o uso de energias renováveis e o mercado de Hidrogênio Verde.

A FIEC também está presente em um dos stands expositivos do evento, com a presença do Engenheiro do Trabalho do SESI Ceará, Luiz Sérgio Nocrato, do Supervisor de serviços da SESI Clínica Maracanaú, Lindemberg Rodrigues, e do Técnico em Segurança do Trabalho do SESI Parangaba, Arthur Fernandes Rocha,

Também marcaram presença no Pronergia Summit 2022: Lauro Fiúza Neto, Presidente da Servtec Engenharia; Kennedy Montenegro Vasconcelos, Secretário Executivo do Trabalho e Empreendedorismo da Sedet; Adão Linhares, Secretário Executivo de Energia e Telecomunicações da Seinfra-CE; Hugo Figueiredo, Presidente da Cegás; Mirian Pereira, Presidente do Sindsorvetes; Carlos Rubens, Diretor Financeiro Adjunto da FIEC e Presidente do Simagran; Carlos Alberto Mendes Júnior, Superintendente da Semace; Eduardo Neves, Diretor-Presidente da ZPE-CE e Sérgio Lopes, Superintendente de Relações Institucionais da FIEC.


Para saber todos os detalhes da programação, acesse o link: proenergiasummit.com

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA