Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, TCE e Governo participam de reunião com Cônsul-Geral do Brasil em Barcelona

O Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, acompanhado de membros do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) e do Governo do Estado, fez uma visita nesta quarta-feira (14/09) ao Cônsul-Geral do Brasil em Barcelona, na Espanha, Clemente de Lima Baena Soares.

O encontro contou com a presença do Presidente do TCE, Valdomiro Távora, e Edilberto Pontes Lima, Vice-Presidente do TCE e Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB). Também esteve presente Sérgio Cavalcante, Secretário Executivo de Planejamento e Gestão, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, e o Cônsul-Adjunto, Marcelo Ferraz.

Durante a visita foi discutido o cenário de inovação do Brasil e o impacto do mercado de tecnologia na Europa. O Presidente Ricardo Cavalcante apresentou o potencial do Ceará na produção de Hidrogênio Verde no Ceará, além da geração de energia limpa (eólica e solar), para minorar os impactos do aquecimento e desequilíbrio ambiental no mundo. A comitiva também tratou dos desafios da pesca industrial para os mercados interno e externo.

Para Ricardo Cavalcante, a visita foi bastante proveitosa. “Viemos fazer duas grandes colocações. Primeiro, é preciso que seja feito um trabalho em cima da Comunidade Europeia para tirar o embargo sobre o pescado brasileiro. O Ceará é o maior exportador de pescado do País e a gente precisa abrir esse mercado europeu. A segunda, é mostrar o que o Ceará, como um todo, vem fazendo em relação ao Hidrogênio Verde, que vai ser o grande descarbonizador do planeta. Já participamos de várias visitas aqui e numa delas vimos ônibus movidos a Hidrogênio Verde, com um custo mais barato em relação aos outros ônibus. Ficamos felizes com a receptividade do Cônsul e o nosso desejo é fazer cada vez mais um trabalho junto, para gerar negócios para o Ceará”, afirmou o Presidente. 

O Cônsul mostrou-se sensível à causa do pescado cearense e ficou entusiasmo com a aproximação entre o Ceará e Barcelona, propondo uma Semana do Ceará em Barcelona com o objetivo de promover o Ceará na Catalunha. 
“Foi um prazer receber a deleção do Ceará e a perspectiva de desenvolvermos projetos em conjunto é muito importante. Há alguns projetos em Hidrogênio Verde que podem ser desenvolvidos em cooperação com os países da Europa. O consulado está à disposição do Ceará para levar à frente todos esses projetos que vão beneficiar o Brasil. Em relação à indústria pesqueira, já sabemos dos problemas que estão enfrentando e juntamente com a Embaixada do Brasil, em Madri, vamos tentar algum encaminhamento positivo desse problema”, declarou Clemente Soares.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA