SESI lança temporada 2022-2023 de robótica e anuncia tema principal das competições

Nesta terça-feira, 13/09, o SESI abriu a temporada brasileira 2022-2023 das competições de robótica, durante uma transmissão, ao vivo, pelo canal Sou Robótica (Canal oficial do SESI sobre robótica educacional) no YouTube. Isso inclui três torneios principais: FIRST LEGO League (FLL) Challenge, FIRST Tech Challenge (FTC) e F1 in Schools. O tema principal da temporada é “Energize”.

Com isso, as equipes regionais de todo o Brasil dão largada na preparação para as etapas que vão definir quem vai para a competição nacional, a ser realizada em Brasília (DF), de 10 a 12 de março de 2023. Aqui no Ceará, representantes da robótica das unidades SESI assistiram à transmissão de lançamento, em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral.

Durante o evento, o Diretor de Operações do SESI, Paulo Mól, comentou a escolha do tema da temporada. “Energia é talvez um dos temas mais importantes do mundo hoje. Pensar em um mundo sustentável é pensar em energia. Tenho certeza que os alunos terão ideias extraordinárias. Estamos muito empolgados, muito energizados, para essa temporada”, disse ele.

Em Sobral, as equipes da Escola SESI SENAI também acompanharam o lançamento e estão se preparando para os torneios. “Já selecionamos as equipes de FLL, numa ação que contou com etapas de avaliação escrita, prática e entrevista. Para isso, temos o apoio de uma psicóloga. Estamos focados na montagem da base do robô. Temos nossa equipe Spartan, de FTC, desde 2021. E, agora, as equipes X-Stage e Bee Bots, de FLL”, comenta a professora Ana Claudilene Silva Araújo.

Etapa regional será no Ceará

O nosso estado vai abrigar a etapa regional, nos dias 25, 26 e 27 de novembro, reunindo equipes do Nordeste e do Norte. Serão cerca de trinta grupos disputando 3 vagas para a etapa nacional.

“Mesmo com um novo desafio, nossas equipes continuarão unidas e com muita energia. Nossos competidores já começaram a formular toda a estrutura do nosso robô! Temos muitos planos para impactar nossa comunidade”, diz Wellington Patrício, estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola SESI SENAI Parangaba e líder da equipe Clusters.

Nossos talentos na robótica

O SESI Ceará tem se revelado um grande celeiro de talentos do mundo da robótica. Em agosto deste ano, a equipe “All Might”, formada por estudantes da Escola SESI SENAI Parangaba (Fortaleza), participou do Festival Internacional SESI de Robótica 2022, no Rio de Janeiro (RJ). E foi uma excelente estreia, tendo se posicionado em 8º lugar na Liga das Alianças.

Em maio, três equipes do SESI Ceará participaram do 4º Festival SESI de Robótica, em São Paulo (SP), se destacando nas modalidades FIRST Tech Challenge (FTC) e F1 in Schools. 

 

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA