Em parceria com SENAI Ceará, Ipiranga inicia programa de capacitação de operadoras em Fortaleza

A manhã desta segunda-feira, 12/09, marcou o início da turma do curso de “Capacitação em Operações Logísticas de Combustíveis e Afins”, uma parceria entre a empresa Ipiranga e o SENAI Ceará. O curso vai capacitar vinte mulheres aprovadas no processo seletivo, dentro do programa “Operação Mulher”, com foco no mercado de trabalho, levando em conta fatores como qualidade, sustentabilidade e segurança.

“Este projeto é um divisor de águas que vai formar mulheres para uma áreas majoritariamente masculinas como, por exemplo, trabalho em altura, manipulação de produtos perigosos e logística. Será formada uma mão-de-obra especializada que vai quebrar muitas barreiras, abrindo portas para muitas mulheres no estado. O SENAI já trabalha com capacitação do público feminino, há muito tempo. No caso da Ipiranga, mesmo que a empresa não absorva todas as pessoas formadas pelo curso, a formação vai possibilitá-las contratação em outras indústrias”, afirma a Coordenadora Pedagógica do SENAI Hyandra Vale.

A duração do primeiro módulo é de 160h. Outros módulos adicionais devem se somar à carga horária, como: NR 35 - trabalho em altura (24h); NR 20 - Intermediário em Segurança e Saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis (20h); e Formação de brigada de incêndio (20h).

“Percebemos o público feminino com mais acuidade e isso pode refinar os processos operacionais, disseminando melhor as boas práticas no mercado de trabalho”, afirma o Aécio Feitosa Filho, Consultor em Logística que vai ministrar o módulo de logística.

Programa Operação Mulher

Este é um projeto piloto da Ipiranga. A primeira turma está sendo formada em Paulínia (SP). Em Fortaleza, esta segunda turma foi criada com o intuito de expandir a capacitação de mulheres em outros estados e atender à nova base da empresa que está sendo construída na região do Mucuripe (Cais do Porto), e deve entrar em operação até dezembro deste ano.

Segundo a Coordenadora de Sustentabilidade da Ipiranga, Isabela Salgado, o objetivo da empresa é ampliar a participação feminina no mercado de combustíveis no Brasil. “Esta formação - e outras iniciativas que desenvolvemos - é a materialização do nosso compromisso social. O programa inclui dois pilares estratégicos em ESG: inclusão e desenvolvimento social das áreas de entorno das unidades operacionais, e a inclusão de mulheres no mercado de trabalho. Hoje, 26% da liderança da Ipiranga são formados por mulheres, mas ainda em cargos administrativos, concentrados no eixo Rio-São Paulo. Nós queremos incluir as mulheres no mercado de trabalho, numa indústria que ainda é predominantemente masculina”, afirma.

Para a Analista de Sustentabilidade da empresa, Thayná Santos, a parceria com o SENAI Ceará enriquece a formação: “Quando desenvolvemos projetos sociais, buscamos sempre parceiros que tenham experiência no mercado e renome. Hoje, o SENAI, no Brasil inteiro, é muito reconhecido em capacitações profissionais, então isso chancela o que nós estamos desenvolvendo e também agrega valor ao currículo de quem está fazendo a formação. No Ceará, o SENAI é o nosso parceiro perfeito”.

A expectativa de quem vai aprender

Eunice Alves é uma das mulheres que vão receber a capacitação. Ela decidiu fazer o curso depois de ver a divulgação das matrículas nas redes sociais. “Já trabalhei como encarregada de equipe em uma empresa de coleta de resíduos sólidos e essa parte de logística me interessa muito. A expectativa é conseguir uma vaga de trabalho e seguir um plano de carreira”, afirma.


 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA