Colaboradores do SESI e SENAI Ceará participam da primeira capacitação em Hidrogênio Verde oferecida pela Agência de Cooperação Alemã (GIZ)

21 colaboradores do SESI e SENAI Ceará, dentre especialistas técnicos, docentes, consultores e bolsistas das unidades SENAI Barra do Ceará, Juazeiro, Sobral, Maracanaú, IST e professores do SESI irão participar da primeira capacitação em Hidrogênio Verde oferecida pela Agência de Cooperação Alemã (GIZ). O objetivo da ação é formar docentes que irão ministrar os cursos de hidrogênio verde no SENAI Ceará.

A atividade é uma iniciativa do Projeto H2 Brasil, uma cooperação técnica entre a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) – Agência Alemã de Cooperação Internacional, em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME) e prevê a capacitação dos futuros profissionais brasileiros que atuarão na cadeia do H2 Verde.

O projeto prevê a realização de 2 cursos que abordarão desde a produção de hidrogênio até o uso final (Power to -X), por meio de conteúdos teóricos e de aplicação prática, ministrados por especialistas e professores de instituições de ensino parceiras do Brasil e da Alemanha.

Segundo Isabela Maciel, Especialista Técnica em Energias Renováveis e Coordenadora do Projeto no SENAI Ceará, estamos vivendo um período de transição energética para fontes limpas de energia e o Ceará tem uma localização estratégica para produção do hidrogênio verde e exportação desse combustível. Mas, para garantir a instalação dessas usinas, serão necessários profissionais altamente qualificados e o SENAI, com o apoio da GIZ, estará preparado para contribuir com essa ambiência de negócios garantindo a empregabilidade dos cearenses.

Paulo André Holanda, Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI, afirma estar muito orgulhoso em ver o SENAI Ceará fazendo parte de mais um projeto internacional, junto a GIZ, e diz reconhecer que o resultado é consequência do trabalho do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e de todos os colaboradores que fazem parte do SESI e do SENAI. “O presidente Ricardo e sua diretoria têm trabalhado para atrair investidores para o HUB de Hidrogênio Verde do Ceará, e os nosso docentes, que já formaram com excelência milhares de profissionais na área de energia, darão continuidade a esse trabalho preparando a mão de obra para o HUB de Hidrogênio Verde do Ceará. Foi graças a esse esforço conjunto que fomos escolhidos para participar desse importante projeto internacional”, ressaltou.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA