IEL Ceará apresenta a empresários, acadêmicos e lideranças cearenses imersão ao ecossistema de Barcelona

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) reuniu na manhã desta quinta-feira (1º/09), na Casa da Indústria, os participantes da Imersão no Ecossistema de Inovação de Barcelona - Inovação Disruptiva no Mundo Digital para apresentar ao grupo detalhes da viagem e entregar o material . A imersão será realizada na capital catalã, de 12 a 16/09, e irá contar com a participação de 42 empresários, executivos, acadêmicos e lideranças de entidades empresariais cearenses. O objetivo é capacitar os participantes para liderar a inovação e a transformação digital nas organizações, promovendo um mergulho vivencial em universidades, empresas e instituições de um dos principais ecossistemas de inovação do mundo. 

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, abriu o encontro com os participantes defendendo a importância de se buscar a inovação constantemente para acompanhar as rápidas e intensas mudanças do mundo. “Precisamos estar sempre conectados ao que está acontecendo globalmente. Temos, sim, que estar sempre preocupados em fazer esse trabalho de inovação, de mudança de mentalidade, não só no Sistema FIEC e nos nossos sindicatos, mas principalmente nas empresas. A velocidade de transformação hoje é exorbitante. E o Ceará está prestes a passar por um processo de transformação em função do Hidrogênio Verde e das energias renováveis, atraindo indústrias do mundo inteiro”, afirmou.

A imersão contará com uma carga horária de 40 horas, divididas em cinco módulos. Cada módulo irá focar em um tema diferente, com aulas ministradas por especialistas de uma das mais bem conceituadas universidades da Europa, a La Salle Universidad Ramon Llu, e visitas técnicas a instituições e empresas referência, onde os participantes terão a oportunidade de conhecer, na prática, novos modelos de inovação e a aplicabilidade dos conceitos aprendidos em sala de aula.

“Nós iremos para uma das melhores universidades do mundo. Será uma semana de muito conhecimento, com aulas sobre diversos assuntos importantes e a cada dia vamos visitar uma empresa ou instituição para entender como elas conseguiram resolver problemas que são comuns às nossas empresas. Todos os participantes voltarão com uma bagagem para compartilhar e transformar os nossos sindicatos, as nossas empresas, para a gente dar a velocidade que o Ceará tanto espera, impactando a vida das pessoas, criando um ambiente favorável à geração de empregos e ao desenvolvimento”, destacou Ricardo Cavalcante.  

A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, explicou que a imersão está sendo estruturada há cerca de três meses após uma ampla pesquisa sobre as principais instituições de ensino com foco em inovação. O programa foi totalmente customizado pela La Salle com base nas demandas levantadas pelo IEL Ceará, reunindo especialistas de acordo com a necessidade de aprendizado do grupo cearense.

“A imersão está totalmente alinhada à missão do IEL e trabalha fortemente a concepção de constituição do IEL, que é a tríplice hélice. Barcelona é o berço da inovação e exerce muito bem esse papel de integrar a Academia, o setor produtivo e o governo como alicerce para o desenvolvimento. O IEL, junto com a FIEC, assumiu o protagonismo de fazer acontecer, estruturando esse projeto 100% customizado, pensando no desenvolvimento das nossas empresas em todas as vertentes e em todas as áreas que serão abordadas lá. Os participantes vão respirar inovação nessa jornada e vão ver na prática como o ecossistema de Barcelona funciona. A ideia é que eles possam efetivamente implementar os aprendizados nas suas empresas e instituições, para que juntos possamos dar esse impulso para o Ceará”, salientou a superintendente. 

O diretor técnico do Sebrae Ceará, Alci Porto, acredita ser fundamental que empresários e lideranças das instituições cearenses passem por uma revisão de conceitos, aprendendo sobre as inovações que estão ocorrendo no mundo, para ampliar as possibilidades de desenvolvimento do Estado. “ O Sebrae apoia a implementação dos ecossistemas de inovação no Ceará e um dos fatores importantes é que Barcelona é um grande ecossistema, com muita experiência em relação ao conhecimento e ao setor produtivo. Então, nós pretendemos aproveitar a imersão para interagir com as instituições e centros de conhecimento catalães para estabelecer algumas alianças, algumas aproximações que auxiliem a implementar uma rede de ecossistemas no nosso Estado, beneficiando os pequenos negócios”, adiantou.

O professor Wally Menezes, reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), elogiou a iniciativa da FIEC de unir, sob a liderança do IEL Ceará, a indústria, a Academia, o governo e a sociedade, que demonstra o desejo genuíno de agregar todos os atores do ecossistema local em prol da inovação e do desenvolvimento do Estado.

“A imersão vai fortalecer a união desses elos porque o modelo que Barcelona vivenciou transpira isso. A outra questão é a oportunidade de se realizar conexões, negócios, novas estruturas de pensamento para a integração da indústria com a Academia e fazer algo que eu considero muito importante: ocupar espaço na Academia com a visão da indústria e ocupar a indústria com a visão da academia. E assim gerar múltiplas riquezas, principalmente a riqueza do capital intelectual. O diretor de inovação da FIEC, Sampaio Filho, costuma dizer uma frase que eu gosto muito. Ele diz: não existe voo solo. E é isso que o IEL fez. Vai colocar todo mundo num avião e vamos voar para a inovação juntos”, declarou.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA