FIEC, por meio do IEL Ceará, promove imersão no ecossistema de inovação e empreendedorismo de Barcelona, de 12 a 16/9

Barcelona é berço de um dos mais importantes ecossistemas de inovação e empreendedorismo do mundo. Para aproximar o Ceará desse bem-sucedido modelo de desenvolvimento, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) em parceria com a La Salle Universidad Ramon Llull, realiza de 12 a 16 de setembro, na cidade espanhola, a imersão “Inovação Disruptiva no Mundo Digital”.

Será uma intensa jornada de cinco dias em que os participantes - empresários, executivos, acadêmicos e representantes de instituições ligadas ao desenvolvimento empresarial - receberão capacitação em temáticas como transformação digital, inovação, empreendedorismo, liderança e desenvolvimento humano. Os professores serão especialistas de uma das mais bem conceituadas universidades da Europa, a La Salle.

Porém, o grande diferencial dessa iniciativa é a realização de diversas visitas técnicas às instituições e empresas referência da Espanha e da Europa, onde os participantes poderão conhecer, na prática, novos modelos de inovação, conduzidos tanto por startups quanto por grandes empresas internacionais, e a aplicabilidade dos conceitos aprendidos em sala de aula.

A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, explica que a imersão tem o objetivo de conectar os participantes ao que há de mais avançado no mundo, em termos de inovação e empreendedorismo, oportunizando o acesso a conteúdos e vivências que trazem uma visão transformadora de empreendedorismo digital, desenvolvimento das pessoas e indústria do futuro, em um dos maiores ecossistemas de inovação do mundo.

“A imersão foi desenhada para que os participantes possam mergulhar nas evoluções e tendências tecnológicas, conhecer oportunidades de negócios, prospectar parcerias e realizar networking. As experiências de Barcelona certamente irão ampliar os conceitos e o mindset dos participantes e proporcionar lições fundamentais que poderão ser aplicadas no Ceará e elevar a competitividade das nossas empresas”, pontua.

Dana reforça que o IEL Ceará vem atuando fortemente, desde o início da gestão do presidente Ricardo Cavalcante, no desenvolvimento e na oferta de soluções que impulsionem a inovação na indústria e nas empresas cearenses. “Buscamos trazer para o mercado todas as ferramentas necessárias e metodologias diferenciadas para que as empresas consigam inserir nas suas rotinas as melhores técnicas e experiências existentes, visando a superação dos desafios oriundos de um mercado em constantes e aceleradas transformações. Alinhado às diretrizes do presidente Ricardo, o nosso foco são as pessoas. O nosso foco é transformar as pessoas. Elas são a chave da evolução”, destaca a superintendente.

Conheça os locais onde ocorrerão as visitas técnicas da imersão em Barcelona:

22@Barcelona - Triple Helix Vision

O projeto do Distrito de Inovação 22@Barcelona transformou 200 hectares de área industrial de Poblenou em um distrito inovador que oferece espaços modernos para a concentração estratégica de atividades baseadas no conhecimento. Esta iniciativa é também um projeto de renovação urbana, renovação de infraestruturas e
um novo modelo de cidade que responde aos desafios colocados pela sociedade do futuro. É o projeto mais importante de transformação urbana da cidade de Barcelona nos últimos anos e um dos mais ambiciosos da Europa dessas características, com grande potencial imobiliário e um investimento público de 180 milhões de euros no plano de infraestrutura.

TMB - Centro de Controle de Metrô e Ônibus de Barcelona

Exemplo de inovação aplicada a órgãos públicos com impacto direto na segurança do cidadão, o CCM funciona durante todo o ano, 24 horas por dia, zelando para que o serviço programado seja prestado com a máxima qualidade. Trata-se de controlar a regulação dos intervalos dos comboios, ajustar a oferta à procura em tempo real, gerir o trabalho noturno e os canais de informação internos e externos, bem como a realização de estudos sobre o
serviço. Também resolve contingências, coordenando incidentes e emergências que possam ocorrer.

MOBILE WORLD CAPITAL

A Mobile World Capital Barcelona é uma iniciativa que promove o desenvolvimento digital da sociedade e ajuda a melhorar a vida das pessoas globalmente, construindo um futuro mais inclusivo, equitativo e sustentável através do uso humanístico da tecnologia. Com apoios públicos e privados, a MWCapital centra a sua atividade em quatro áreas: aceleração da inovação através do empreendedorismo digital; apoio à transferência
de conhecimento científico para o mercado, promovendo uma indústria mais competitiva baseada na ciência e colaboração empresarial; crescimento do talento digital entre as novas
gerações e profissionais; e reflexão sobre o impacto da tecnologia em nossa sociedade

DFACTORY

A DFactory nasceu para se tornar um hub para a criação de um sistema que impulsiona a promoção e o desenvolvimento da indústria do futuro. Este centro é uma ferramenta que promove a transformação do quadro produtivo espanhol e apoia as empresas durante o seu processo de digitalização. Promovido e administrado pelo Consórcio Zona Franca de Barcelona, nasceu com o objetivo de transformar Barcelona no centro da inovação do futuro no sul da Europa. Além disso, promove a criação de um ecossistema de atração de talento, tecnologia e investimento num espaço único que reúne as empresas mais inovadoras e os projetos tecnológicos mais avançados.

IOTICAT e Technova La Salle Campus BCN

O projeto Internet of Things Institute of Catalonia fortalece o ecossistema de inovação, transferência de conhecimento e pesquisa, para ajudar a desenvolver, com a sociedade, as ideias que impulsionarão o futuro. Esta nova infraestrutura vai permitir trabalhar tudo o que se relaciona com a interação das pessoas com as mudanças sociais e tecnológicas, com foco na Internet das Coisas e, por consequência, na Internet do Futuro. Durante a visita do IOTICAT haverá uma apresentação de casos reais em que nossos grupos de pesquisa estão trabalhando, em projetos reais de inovação e transferência, pelo Diretor de Inovação de Serviços Corporativos de La Salle ou por um dos coordenadores dos grupos de pesquisa que diretamente realizam projetos com empresas.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA