Presidente do CONAG da FIEC é homenageado em sessão que comemorou os 60 anos da Associação Cearense de Avicultura

Nesta segunda-feira (29/08), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará homenageou, em sessão solene, os 60 anos da Associação Cearense de Avicultura (ACEAV).

A cerimônia contou com a participação do Diretor da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Presidente do Sindicato da Indústria de Lacticínios e Produtos Derivados no Estado do Ceará (Sindlacticínios), associado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará, (FIEC), José Antunes, que representou o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; o Presidente do Sindicato das Indústrias e Rações Balanceadas do Estado do Ceará de Alimentos, (Sindialimentos), Isaac Matos Bley; o Prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa; o Diretor Financeiro do Sindialimentos e Diretor da FIEC, André Siqueira e o Presidente da Federação da Agricultura do Estado do Ceará (FAEC), Amílcar Silveira, entre outras autoridades. 

Durante a cerimônia foram homenageados o Presidente do Conselho Temático de Agronegócio (CONAG) da FIEC, Bessa Júnior, além do Presidente da Associação de Avicultura (ACEAV), João Jorge Reis; os ex-presidentes José Alberto Costa Bessa Jr., Edgar Belchior Ximenes Jr., Carlos Matos Lima, Antônio Edmilson Lima Júnior, Antônio Cleber Uchoa Cunha, Roberto Soares Pessoa. Também in memoriam, os ex-presidentes Antônio Edmilson Lima, Wilson Gomes Carvalho e Jorio Almir da Escóssia.

Foram agraciados, ainda, em reconhecimento pelos serviços prestados ao segmento, os representantes Francisco de Araújo Carneiro (Dico Carneiro), fundador da Companhia de Alimentos do Nordeste (Cialne); Antônio Airton de Araújo Carneiro, da Avine; Raimundo Everardo Mendes Vasconcelos, da empresa Tijuca Alimentos; Afonso Carneiro, da Granja Abrigo, e José Ramos Torres de Melo Filho, da Cooperativa dos Avicultores do Ceará, entre outros.
A solenidade foi proposta pelo Deputado Carlos Matos, que disse que a avicultura cearense tem um marco histórico referencial de antes e depois do surgimento da Associação Cearense de Avicultura. Na década de 1940, destaca ele, há registros de que Ruy de Morais Ataíde criava galinhas na cidade de Granja e, em 1950, o industrial e fazendeiro José Dias de Macedo também mantinha uma criação na Fazenda Coité, na Caucaia. Já nos anos de 1957, Antônio Edmilson Lima começou sua atividade avícola com uma pequena criação em Messejana. Ainda segundo o parlamentar, “ o desenvolvimento dessa atividade resultou na implantação da Granja Regina, em 1965, quando foi dado início à comercialização de pintos de um dia, adquiridos da Granjas Branca e Guanabara, ambas do Rio de Janeiro, além de ovos e frangos. E esse foi o início da fase semi-industrial na avicultura cearense”, relembra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA