Comitiva da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) finaliza visita ao Ceará visitando as instalações do SESI e SENAI

Nesta quinta-feira, 25/08, uma comitiva da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) liderada pelo 2º Vice-Presidente da instituição, Presidente do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade, além de Diretor do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) Goiás, Flávio Santana Rassi, acompanhao pelo Superintendente do IEL Goiás, Humberto Rodrigues de Oliveira; a Gerente de Desenvolvimento Empresarial do IEL e Coordenadora do Observatório FIEG, Sandra Marcia Silva; o Gerente de Tecnologia e Inovação do IEL Goiás, Joel Inácio Matos; o Gerente de tecnologia do SENAI Goiás, Rolando Vargas, visitou as instalações do Instituto SENAI de Tecnologia (IST) e Centro de Inovação do SESI (CIS), em Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza.

A visita começou no Habitat de Inovação do SENAI, ambiente que reúne as empresas que desenvolvem projetos destinados à melhoria dos serviços prestados pelas indústrias. São elas: M. Dias Branco, 3E, Impacto, FWK, B&Q, Deway, MTM Telecomunicações e HL Soluções Ambientais.  

Para a viabilização desses projetos, editais são lançados com o objetivo de que os projetos tragam soluções à indústria. “Nós temos esse projeto de habitação em Goiás e o que estamos vendo não é nada mais do que já esperávamos pela referência que o Ceará tem nesses temas. Então, essa visita tem trazido insights de bons projetos a serem construídos juntos”, disse o Superintendente do IEL Goiás, Humberto Rodrigues de Oliveira.

O gerente de tecnologia Rolando Vargas, parabenizou a estrutura e o trabalho que o Instituto SENAI de Tecnologia vem realizando, e ao realizar uma avaliação técnica e um trabalho de benchmarking disse que os serviços executados no IST/Maracanaú são compatíveis com os que são produzidos pelo SENAI Cimatec, considerados referência no cenário de tecnologia e inovação do Brasil. 

Centro de Inovação do SESI

A comitiva também conheceu o Centro de Inovação do SESI Ceará (CIS). Com o apoio do Instituto SENAI de Tecnologia (IST), o CIS está mais próximo das empresas do Distrito Industrial de Maracanaú e do Polo Químico de Guaiúba, ao atender a clientes de todo o Ceará, com um portfólio diversificado de inovações tecnológicas. “O Projeto de inovação de desenvolvimento de ideias através de startups é fabuloso, porque materializa soluções como resultados”, concluiu Humberto Rodrigues de Oliveira.

Os executivos da FIEG também conheceram o capacete Elmo, que reduziu em até 60% o número de intubações nas unidades de saúde do Ceará, no período mais crítico da pandemia. O projeto foi coordenado pelo professor Marcelo Alcântara, da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) e contou com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza (Unifor), FIEC, através do SENAI e SESI Ceará e a empresa cearense Esmaltec. 

A última etapa da visita foi aapresentação dos trabalhos desenvolvidos nos laboratórios de química, metrologia, ensaio de bebidas e alimentos, que propiciam alternativas mais eficientes para as indústrias como, por exemplo, as técnicas utilizadas para a impressão 3D.

O Gerente do Instituto SENAI de Tecnologia e do Centro de Inovação do SESI Ceará, Carlos Mesquita, enfatizou os avanços conquistados pela visita. “A visita da Federação de Goiás é importante, porque realizamos trocas de experiências. Apresentamos os projetos e serviços que estão sendo executados tanto no SENAI IST de Maracanaú, como no CIS. Essa integração tem sido muito gratificante, porque está sendo um case para o Departamento Nacional e, hoje, estamos conseguindo atender à indústria de uma forma bem mais ampla, aumentando a nossa produtividade”, disse Carlos Mesquita. 

Centro de Excelência de Transição Energética

Durante a tarde, a comitiva visitou o Centro de Excelência de Transição Energética, na Barra do Ceará, em Fortaleza, onde são ministrados cursos voltados para as mudanças da matriz energética para fontes renováveis, como eólica, solar e o Hidrogênio Verde (H2V). O grupo conheceu o bloco de energia, onde ficam os laboratórios de energia fotovoltaica, geração, transmissão e distribuição de energia e a Escola SESI e SENAI de Energia Renovável.

“Já tínhamos ouvido falar muito bem das realizações da FIEC, e estamos, de fato, vendo tudo o que está sendo feito e investido na área da educação, energia e tecnologia, dá para ver que é uma instituição muito estruturada e já temos encaminhamentos para parcerias em breve”, afirmou o Gerente de Inovação e Tecnologia do SENAI Goiás.

“A visita da comitiva da FIEG foi de extrema importância para nós. Foi possível mapear algumas oportunidades e parcerias entre as federações. Receber mais uma Federação aqui em nosso estado foi oportuno, todos puderam constatar a revolução tecnológica que o Presidente Ricardo Cavalcante tem realizado nos últimos anos”, finalizou Paulo André Holanda.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA