Gestores da Federação das Indústrias do Mato Grosso encerram passagem pelo Ceará conhecendo as instalações do SENAI Ceará em Maracanaú

A comitiva da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT) encerrou a programação de visitas à Federação das Indústrias do Estado do Ceará nesta terça-feira, 23/08.

O grupo, formado por Mauro Santos, Superintendente do FIEMT e do IEL/MT; Carlos Braguini, Diretor do SENAI/MT; Alexandre Serafim, Superintendente do SESI/MT; Pedro Máximo, Gerente de Economia; Lucas Barros, Gerente de Desenvolvimento Industrial; Fernanda Campos, Gerente-Executiva do IEL/MT; e Ana Rosa Fagundes, Assessora de Comunicação da Presidência do Sistema FIEMT, esteve acompanhado do Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes e de Paulo André Holanda, Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, visitando as instalações do Instituto SENAI de Tecnologia (IST), em Maracanaú.

“Normalmente, quando recebemos visitas de outras federações, ficamos muito animados para essa troca de informações e conhecimentos. Além disso, muitas parcerias são fechadas de metodologia e organizações, por exemplo. Com a FIEMT, alguns encaminhamentos importantes também já estão sendo realizados”, afirmou Paulo André Holanda.

A visita começou pelos laboratórios de química, metrologia, bebidas e alimentos e seguiu pelas instalações que originaram o capacete Elmo, equipamento produzido pelo SENAI Ceará, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e a empresa cearense Esmaltec. No total, 1.500 capacetes foram distribuídos pelo SENAI e salvaram muitas vidas.

“A nossa visita ao Ceará foi extremamente positiva e estamos levando conosco diversos insights de todas as casas da FIEC. Além de conhecer algumas metodologias adotadas aqui, pudemos conhecer mais sobre o hidrogênio verde e visitar o Porto do Pecém e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Além do que, ficamos impressionados com o trabalho que o Observatório da Indústria realiza e todas as iniciativas do IEL, em que parte delas temos interesse em implementar na FIEMT. Vale destacar também a transformação digital que é um caminho que nós ainda precisamos trilhar no Mato Grosso, e que foi muito bom ver todo o esforço que a FIEC tem feito neste sentido.  As ações de inovação que vimos no SESI Ceará e SENAI Ceará, nestes dois dias, são de entusiasmar”, ressaltou Mauro Santos.

Ainda durante a visita, o grupo esteve no Habitat de Inovação do SENAI Ceará, ambiente que reúne as seguintes empresas: M. Dias Branco, 3E, Impacto, FWK, B&Q, Deway, MTM Telecomunicações e HL Soluções Ambientais. As empresas desenvolvem projetos destinados à otimização dos trabalhos e melhoria dos serviços prestados pelas indústrias.

“Estivemos aqui para aprender com o SESI Ceará, SENAI Ceará, IEL e com toda a FIEC, os processos que estão sendo realizados para apoiar as indústrias locais e que comprovam o protagonismo das casas da FIEC com o desenvolvimento da indústria. Para nós, foi uma grande experiência de aprendizado com colegas muito experientes e muito solícitos, que nos apresentaram boas práticas, produtos, projetos e serviços que, seguramente, podemos levar ao Mato Grosso e implantar rapidamente lá para apoiar a indústria do nosso estado. Só temos a agradecer ao Presidente Ricardo Cavalcante pela recepção e ao Paulo André Holanda, Dana e todos os gestores que nos receberam e fazem parte da FIEC”, finalizou Carlos Braguini.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA