Ricardo Cavalcante recepciona comitiva da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso na Casa da Indústria

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, recebeu, na manhã desta segunda-feira (22/08), na Casa da Indústria, uma comitiva da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT) para acompanhar as ações desenvolvidas no Ceará. A visita ocorre até terça-feira (23/08), dia em que o grupo visitará o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e as atividades realizadas pelo SESI Ceará e pelo SENAI Ceará.

A comitiva é formada por Mauro Santos, Superintendente do FIEMT e do IEL/MT; Carlos Braguini, Diretor do SENAI/MT; Alexandre Serafim, Superintendente do SESI/MT; Pedro Máximo, Gerente de Economia; Lucas Barros, Gerente de Desenvolvimento Industrial; Fernanda Campos, Gerente-Executiva do IEL/MT; e Ana Rosa Fagundes, Assessora de Comunicação da Presidência do SFIEMT.

Além do Presidente Ricardo Cavalcante, a FIEC também está sendo representada por Sampaio Filho, Diretor de Inovação e Tecnologia da Federação e Líder do Observatório da Indústria; Paulo André Holanda, Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará; Dana Nunes, Superintendente do IEL Ceará; e Sérgio Lopes, Superintendente de Relações Institucionais da FIEC.

“Ficamos muito felizes em receber a comitiva da FIEMT e compartilhar um pouco do que a FIEC tem feito para fortalecer a indústria cearense, promover mais desenvolvimento para o estado e criar emprego e renda para o nosso povo. A troca de experiências entre as Federações é um momento enriquecedor e nos colocamos à disposição para que vocês possam sair do Ceará conhecendo as nossas melhores práticas, experiências e ações”, declarou o Presidente Ricardo Cavalcante.

Após a recepção na Presidência, o grupo visitou o Observatório da Indústria, local em que assistiu a palestras sobre o potencial eólico e solar do Ceará; o hidrogênio verde; as ações desenvolvidas pelo Observatório da Indústria; e a transformação digital aplicada internamente pela Diretoria de Inovação e Tecnologia (DIT), da Federação do Ceará.  O Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim, apresentou as características do Ceará no que diz respeito à produção de energias renováveis, além de apresentar o Mapa da Energia Solar e Eólica produzido para ajudar a compreender a estrutura natural cearense e fortalecer investimentos.

Em seguida, Jurandir Picanço, Consultor de Energia da Federação, fez uma explanação sobre o potencial do hidrogênio verde e a constituição desta nova matriz energética como um HUB no estado. "Estamos no Nordeste, dentro desse imenso potencial de energia renovável, então o hidrogênio verde é um atrativo fundamental. Já são mais de US$ 20 bilhões em memorandos de entendimento assinados entre empresas internacionais e o Governo do Estado do Ceará, com o interesse de viabilizar projetos no Complexo Industrial e Portuário do Pecém", explicou Jurandir. 

Na sequência, o Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale, apresentou as atividades da entidade, demonstrando vários projetos do seu portfólio, como a idealização do Rastum (projeto de rastreamento da fileira de atum cearense, vencedor de um edital da ABDI); e o Elas Por Elas (projeto em parceria com a vice-governadoria para ajudar mulheres em vulnerabilidade social vítimas de violência doméstica).Para finalizar a apresentação, o  Diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC, Sampaio Filho, demonstrou os ganhos obtidos pela Federação a partir da transformação digital que vem sendo implementada em todos os níveis desde o ano de 2020. 

De acordo com Mauro Santos, Superintendente do FIEMT e do IEL/MT, "é extremamente importante estar conhecendo as melhores práticas e foi muito bom ver todos os estudos que envolvem nossas fontes de energia, principalmente as energias sustentáveis, como a solar e a eólica e os estudos em desenvolvimento do hidrogênio verde. O Mato Grosso é um estado que cresce muito, impulsionado pelo agronegócio e a agroindústria, e a energia é uma fonte extremamente importante para poder alavancar o crescimento de Mato Grosso, então conhecer tudo que há de novo em estudos, em relação a novas fontes de energia, para nós, é extremamente importante", disse.

Ainda conforme Mauro Santos, a palestra sobre o Observatório cearense "ajudou a ampliar os horizontes do que pode ser feito para impulsionar o setor industrial e também os negócios individuais como um todo". Além disso, ele ressaltou que foi "muito bom ver a transformação digital e os avanços da FIEC nesse sentido". A visita da comitiva continuou durante a tarde, com apresentações sobre o Núcleo ESG, o IEL Ceará e o seu HUB de inovação, bem como sobre a área de mercado do SENAI Ceará.

A  comitiva iniciou a agenda com a apresentação do Núcleo de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) da FIEC, liderado pela Coordenadora Alcileia Farias.

O Programa ESG da FIEC foi instituído com o propósito de contribuir para a disseminação da cultura de sustentabilidade na indústria cearense, a partir de políticas e ações que reduzam os impactos ambientais de seus processos, valorizem o seu capital humano e fortaleçam a sua estrutura de governança.

A visita continuou com uma reunião com a Superintendente do IEL Ceará e Líder do Fortalecimento Sindical da FIEC, Dana Nunes. Ela apresentou as instalações do IEL e explicou como o Instituto conseguiu dar um salto de qualidade de 2019 até aqui, tornando-se referência nacional. Destacou, ainda, os diferenciais do IEL Ceará e mostrou todo o trabalho de reestruturação que foi realizado para que o IEL Ceará se posicionasse atualmente com um olhar voltado para o mercado com o objetivo de gerar valor, negócios e garantir a sustentabilidade da Casa. Dana Nunes também apresentou a atuação da FIEC, por meio do Núcleo de Expansão Industrial, e a parceria com o Sebrae, única no país, que permite a realização de diversos projetos em prol dos sindicatos e das empresas associadas.

“Essas visitas estão sendo enriquecedoras para a gente. Já era um desejo nosso vir conhecer a FIEC e agora vendo tudo que é feito aqui é muito inspirador. Sem dúvidas, vamos levar muitos conhecimentos de volta ao Mato Grosso”, ressaltou Fernanda Campos, Gerente-Executiva do IEL/MT.

Por fim, fechando o primeiro dia de visita, a comitiva foi recebida por Rodrigo Andrade, Gerente da Gerência de Mercado (GEM) e por André Nunes, Coordenador da GEM. Os gestores apresentaram como a Gerência de Mercado da FIEC funciona, incluindo suas áreas de atuação.

A visita da comitiva segue até amanhã, 23/08, com agenda incluindo ida ao Porto do Pecém e ao Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica, em Maracanaú.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA