IEL Ceará desenvolve líderes da indústria Inapi para uma atuação mais estratégica, com foco no futuro

Nesta segunda-feira (22/08), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) concluiu com o módulo de Design Thinking para Solução de Problemas o Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) para a indústria de produtos e soluções para saneamento Inapi, localizada em Maracanaú. O módulo foi o último de uma jornada de seis meses, em que 25 líderes da empresa vivenciaram um intenso processo de transformação a partir de muitas reflexões e aprendizados proporcionados pelas capacitações que envolveram temáticas como autogestão, gerenciamento de rotina, organização, planejamento, feedback e comunicação estratégica. O programa foi todo customizado pelo IEL Ceará para as necessidades da empresa, com o objetivo de preparar os líderes da Inapi para lidar com constantes mudanças e tomar decisões de maneira mais assertiva. 

Segundo a diretora de RH da Inapi, Renata Vilanova Parahyba, muitos líderes passaram a ocupar esse cargo após vários anos na empresa, têm muitas competências técnicas, conhecem bem o seu trabalho, a cultura e a política da organização, no entanto não desenvolveram as habilidades necessárias para lidar com questões estratégicas e/ou gerenciais. Para ela, o PDL atendeu aos objetivos da empresa e o grande diferencial da iniciativa foi o foco no autoconhecimento para a mudança de comportamento e de mentalidade dos líderes.

“Durante o programa, fomos despertados sobre como ser um líder dentro da empresa. Um ponto muito importante é que é preciso se autoconhecer primeiro para influenciar o time a alcançar os resultados esperados. O autoconhecimento foi o fio condutor de todo esse programa e foi muito importante tomarmos consciência de que apesar do cargo as pessoas são acima de tudo pessoas. É preciso se conhecer para saber como lidar com outras pessoas. A gente é uma indústria, temos máquinas, mas quem está por trás da máquina, quem planeja, somos nós, humanos. Então, essa foi uma reflexão muito importante que realmente vai impactar na gestão”, opinou a diretora. 

A coordenadora de RH da Inapi, Silvânia Braga, avaliou que o PDL foi um divisor de águas, tanto para ela enquanto profissional, quanto para a empresa. “Sou nova na Inapi e já cheguei com esse projeto para acompanhar. Acredito que veio no momento certo tanto para mim, como profissional, como para os demais líderes. A gente entende que capacitar e desenvolver nossas pessoas é de fundamental importância e com o IEL, que para nós é uma referência no mercado, foi uma experiência incrível. O IEL e seus professores e profissionais altamente capacitados nos passou muita confiança e a gente está saindo hoje totalmente diferente da forma como entramos em fevereiro”, declarou.

Silvânia conta que muitos líderes que participaram do programa são de áreas operacionais e os professores trouxeram uma abordagem muito prática dos conceitos, com situações hipotéticas e reais do dia a dia do trabalho, que favoreceram o aprendizado e o entendimento de sua aplicação. Os módulos, na opinião dela, abordaram temáticas que atenderam às necessidades de desenvolvimento da empresa e irão contribuir decisivamente para uma melhoria de performance.  

A facilitadora do módulo de Design Thinking para Solução de Problemas, Gisele Antenor, explicou que a metodologia proporciona uma visão mais humanizada para a resolução de desafios do dia a dia. Para o PDL da Inapi, ela trouxe tanto uma metodologia com etapas bem definidas como ferramentas para que os participantes pudessem aplicar na solução de problemas organizacionais do dia a dia, relacionados a produtos ou com clientes. “O design thinking tem essas inúmeras possibilidades e os participantes além de verem conceitos estão conseguindo colocar em prática, por meio de um desafio hipotético, para que eles percebam como isso pode ser viável se aplicado no dia a dia da empresa”, esclareceu.

Novos líderes para o futuro

O Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) do IEL Ceará visa o desenvolvimento de competências fundamentais para profissionais das mais diversas áreas de atuação que lideram equipes e/ou projetos. Ou ainda para aqueles que ainda não se tornaram líderes, mas têm potencial para liderança.

O PDL surgiu para desenvolver novos líderes capazes de entender os desdobramentos que o mundo digital e a adoção de novas tecnologias trazem para as empresas, preparando esses profissionais para os desafios de uma forma sistêmica, tornando-os capazes de adotar soluções ágeis e efetivas para gerar melhores resultados para o negócio.

A coordenadora da área de Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Alina Martins, explica que o ponto de partida do IEL é uma avaliação da necessidade estratégica da empresa. “Nós entendemos por que a empresa quer desenvolver essa liderança e em que aspectos essa liderança precisa ser desenvolvida. Levantamos os principais problemas que podem ser resolvidos através de treinamento e desenvolvimento. Todo o programa é estruturado de forma personalizada, de acordo com a necessidade do cliente. Não é um produto de prateleira”, afirma.

A partir do diagnóstico da realidade empresarial e dos perfis dos participantes, é feita a montagem dos módulos a serem trabalhados com conteúdos de acordo com a estratégia do negócio. Nos módulos, o enfoque será aprender a partir da prática com a utilização de metodologias diferenciadas. Entre os módulos, o participante trabalhará as demandas de desenvolvimento individual e potencialização de pontos fortes através de exercícios estratégicos para este desenvolvimento.

O programa conta com avaliação e análise preliminar do perfil comportamental de todos os participantes, caso a empresa deseje, feedback, construção de plano de ação individual, realização dos módulos comportamentais e encontros periódicos de follow up do plano de ação com cada participante do programa, visando o desenvolvimento de competências estratégicas. “Utilizamos as ferramentas mais atuais que o mercado oferece hoje”, ressalta a coordenadora.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA