Centros de testagem de Covid-19 nas unidades SESI em Fortaleza, Maracanaú e Juazeiro do Norte são encerrados

Desde janeiro deste ano, foram realizados quase 31 mil testes, nas unidades SESI Ceará.


Na última sexta-feira, 19/08, a parceria entre a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e a Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (SESA) encerrou os centros de testagem de Covid-19 em Fortaleza, Maracanaú e Juazeiro do Norte.

Em 2022, os centros de testagem funcionaram em dois momentos: o primeiro, de janeiro a abril; o segundo, de junho a agosto. Na primeira fase, durante a terceira onda de Covid no Ceará, foram realizados 27.939 testes, em seis unidades SESI (Fortaleza - Parangaba, Centro e Barra do Ceará -, Maracanaú, Juazeiro do Norte e Sobral). 21% dos testes deram positivo.

Já na segunda fase, de 27/06 a 19/08, foram realizados 3 mil testes em três unidades (Fortaleza - Parangaba -, Maracanaú e Juazeiro do Norte). Apenas 20% (o equivalente a 603 do total) positivaram para a doença.

Balanço de Junho a Agosto

Na Unidade SESI Parangaba, em Fortaleza, foram 1.092 testes realizados. 167 deles deram resultado positivo para Covid-19 (15%). Na Unidade SESI Maracanaú, foram 813 testes realizados, dos quais 189 (23%) foram positivos. No SESI de Juazeiro do Norte, 1.095 testes foram feitos. 247 deles deram positivo para a doença (23%).

FIEC no combate à Covid-19

A parceria entre FIEC e SESA-CE foi iniciada pelo Presidente da Federação, Ricardo Cavalcante, envolvendo diversos profissionais de saúde. A iniciativa representa uma das várias ações que a entidade operou, durante a pandemia de Covid-19, para auxiliar órgãos públicos e privados no combate à doença, como, por exemplo:

- O desenvolvimento do capacete de respiração assistida ELMO, em tempo recorde, em parceria com o Governo do Estado, a Universidade Federal do Ceará, a Universidade de Fortaleza e a Esmaltec;
- A doação de mais de 1.000 capacetes ELMO para hospitais públicos cearenses;
- A doação de 300 leitos de UTIs, em parceria com industriais;
- O conserto de 379 respiradores pulmonares;
- A doação de mais de 200 toneladas de alimentos, para mais de 20 mil famílias afetadas pela Covid-19;
- A doação de mais de 1,2 milhão de equipamentos de proteção individual (EPI) e aventais;
- A implantação do Centro de Manutenção de Ventiladores Mecânicos Pulmonares;
- O auxílio na Elaboração dos Protocolos para a retomada da Indústria;
- A captação de insumos para o combate à pandemia (cilindros de oxigênio, bombas de infusão, face shields, álcool 70%, máscaras, câmaras de desinfecção e respiradores).
- A criação dos centros de testagem, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Ceará, nas Unidades SESI;
- A disponibilização da unidade móvel do SESI Ceará à Prefeitura de Sobral, para a realização de testes de Covid-19.

Reconhecimento

Ações como estas, resultantes de esforços conjuntos, têm sido reconhecidas como importantes contribuições da FIEC, ao longo da pandemia de Covid-19. Em março deste ano, o Capacete ELMO foi anunciado como o melhor case de inovação do Brasil, durante o 9º Congresso Nacional de Inovação, em São Paulo (SP).

No mesmo mês, o Presidente Ricardo Cavalcante foi agraciado com a Medalha da Abolição, a maior honraria concedida pelo Governo do Estado do Ceará, por seu trabalho no combate à Covid-19, por suas ações de fortalecimento da indústria cearense, e no protagonismo na implementação do HUB de Hidrogênio Verde.

Em junho, Ricardo Cavalcante foi condecorado com a Medalha do Mérito Parlamentar, a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo cearense.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA