Paulo André Holanda recebe comitiva do Conselho Nacional do SESI no IST Maracanaú

Nesta quinta-feira, 18/08, o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, apresentou as instalações do Instituto SENAI de Tecnologia (IST) a uma comitiva do Conselho Nacional do SESI. O Superintendente Executivo do Conselho Nacional do SESI, General da Reserva do Exército, Pedro Antônio Fioravante, liderou a equipe, também formada pela Conselheira Nacional do SESI, indicada pela Central Única dos trabalhadores (CUT), Cida Trajano; o Analista de Planejamento, Gestão e Fiscalização do Conselho Nacional do SESI, Vitor Assunção e a Ouvidora do Conselho Nacional do SESI, Ruth Sampaio.

"Recebê-los foi um motivo de muita felicidade por causa da troca de conhecimentos. A comitiva destacou a unidade existente entre o SENAI e o SESI Ceará e essa iniciativa nos possibilita também estabelecermos parcerias", disse Paulo André Holanda. 

A visita começou pelo Habitat de Inovação do SENAI, ambiente que reúne as seguintes empresas: M. Dias Branco, 3E, Impacto, FWK, B&Q, Deway, MTM Telecomunicações e HL Soluções Ambientais. As empresas desenvolvem projetos destinados à otimização dos trabalhos e melhoria dos serviços prestados pelas indústrias. Um deles, por exemplo, tem gerado energia limpa a partir do gás emitido pelos dejetos dos animais e, por conta da criatividade, recebeu subsídio financeiro da Plataforma de Inovação para a Indústria do Departamento Nacional do SENAI.

A comitiva também conheceu o projeto que deu origem ao capacete Elmo, equipamento produzido pelo SENAI Ceará, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e a empresa cearense Esmaltec.No total, 1.500 capacetes foram distribuídos pelo SENAI e salvaram muitas vidas. “As pesquisas mostraram que a utilização do Elmo reduziu em até 60% o número de pacientes que precisaram ser entubados”, contou Paulo André Holanda.

Ao experimentar o capacete, a Ouvidora do Conselho Nacional do SESI, Ruth Sampaio lembrou de todos os pacientes que precisaram ser internados nas unidades de saúde nos meses mais críticos da Covid-19. “Emocionante saber que uma coisa simples, fácil e barata possibilitou a condição que milhares de pessoas tivessem melhor qualidade de vida. Então, tudo isso é motivo de muito orgulho”, argumentou. 

Ainda no IST, os integrantes da comitiva tiveram acesso à apresentação dos trabalhos desenvolvidos nos laboratórios de química, metrologia, ensaio de bebidas e alimentos, que propiciam alternativas mais eficientes para as indústrias como, por exemplo, as técnicas utilizadas para a impressão 3D.
Por fim, a comitiva visitou a unidade de saúde do SESI, onde a gerente da Unidade de Saúde e Segurança para a Indústria (UNISSIN), Veridiana Sales, apresentou o trabalho desenvolvido. “A unidade fica no coração do polo industrial de Maracanaú e foi criada para atender tanto à indústria, quanto a comunidade, com exames com rápidas respostas, com resultados em até duas horas”, concluiu.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA