Dia do estagiário: IEL Ceará terá programação especial gratuita nos dias 17 e 18/08

Todo profissional de sucesso um dia já foi estagiário. Para celebrar essa fase da carreira, foi criado o Dia do Estagiário, comemorado em todo o país em 18 de agosto. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), reconhecendo a importância desse momento inicial da trajetória profissional dos jovens cearenses, preparou uma programação especial para marcar a data nos dias 17 e 18/08. Com o tema “Chegou a hora de passar de fase”, numa referência ao universo digital dos games, o evento contará com dois dias de palestras e oficinas, unindo muita informação, orientação e práticas para ajudar a desenvolver competências necessárias a quem está começando no mundo do trabalho. O evento é totalmente gratuito e a participação em cada ação conta pontos. Ao final, quem acumular mais de 70 pontos ganhará uma bolsa integral em cursos EaD do IEL Ceará. Também haverá sorteio de brindes, livros e sessões de orientação de carreira com um psicólogo. 

No dia 17/08, a abertura do evento acontecerá com o talk show “Diálogo sobre Carreira: As diversas facetas de uma trajetória profissional”, das 16h30 às 18h, no Open Space do IEL Ceará (Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota). O bate papo será mediado pela coordenadora da área de Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Alina Sales, psicóloga orientadora profissional e de carreira. Os convidados são o engenheiro mecânico e pós-graduado em Gestão Empresarial, Carlos Eduardo Ramos, que atualmente é gerente de produção da Mallory; e a jornalista e empreendedora na Tangerina Comunicação Integrada, Karol Martins. 

Já no dia 18/08 a programação tem início às 8h30 com a palestra “Autoconhecimento e assertividade nas escolhas profissionais: A importância de conectar o ser e o fazer”, Natália Campos, psicóloga especialista em gestão e liderança de pessoas, orientadora profissional e Gestalt terapeuta. Em seguida, ao longo do dia, haverá palestras e oficinas sobre produtividade, perfis profissionais para o futuro, como aproveitar o potencial das redes sociais, finanças pessoais, inovação, metodologias ágeis, gestão das emoções, forças de caráter, entre outros. A programação será finalizada com a palestra “Seja protagonista da sua própria história”, às 16h, com a professora Luana Borges, mestre em administração e controladoria, especialista em recursos humanos.

De acordo com Alina, a ideia do evento é convidar os estagiários cearenses a sair das arquibancadas das suas carreiras, onde eles são apenas espectadores, para que se tornem os jogadores principais da sua trajetória por meio de palestras com profissionais experientes em cada temática, de forma a promover o autodesenvolvimento dos estagiários. As premiações - cursos e livros - também irão contribuir para essa qualificação.

“É um convite para que eles assumam o protagonismo da sua vida, se planejando, buscando qualificação, organizando sua vida financeira e em busca dos seus objetivos. Será uma proposta totalmente gamificada, em que cada ação do estagiário (como assistir uma palestra ou fazer uma postagem nas redes sociais mostrando que está no evento) será revertida em pontos, participação em sorteios e prêmios”, resume.

Alina explica que a temática deste ano busca entrar em sintonia com a linguagem dos jovens da era dos jogos digitais, adaptando a linguagem e o formato do evento. “A gente quis trazer temas atuais para o autodesenvolvimento dos estagiários e que o projeto falasse diretamente com eles”, justifica. Segundo ela, todos os estagiários que estão atuando no mercado ou que estão em busca de recolocação, além de qualquer jovem que queira dar um ''pontapé'' no seu autodesenvolvimento, pode participar do evento.

Saiba mais

O IEL Ceará conta com um dos mais reconhecidos e valorizados programas de estágios do Brasil. Muito mais que um mero agente de integração entre a iniciativa privada e a Academia, o IEL Ceará oferece uma trilha de formação e desenvolvimento profissional e de carreira para estudantes e profissionais que estão em busca de autodesenvolvimento e construção de diferencial competitivo. O programa do IEL fornece um direcionamento comportamental para os novos estagiários contratados por seus clientes e oferece, por meio de seus cursos, conhecimentos direcionados ao mercado, complementando a formação acadêmica. Atualmente, por meio do Programa IEL de Estágio, o IEL Ceará faz a conexão entre centenas de instituições de ensino com cerca de 300 empresas, beneficiando milhares de estagiários no Ceará.  

Serviço:
JORNADA IEL DO ESTAGIÁRIO
Data: 17 e 18/08
Local: IEL Ceará - Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota (Mezanino)
EVENTO GRATUITO
Inscrições AQUI

Programação

Dia 17/08
Talk Show – Diálogo sobre Carreira: As diversas facetas de uma trajetória profissional
Horário: 16h30
Mediadora: Alina Sales, psicóloga Orientadora Profissional e de Carreira
Convidados: Karol Martins (Jornalista, Especialista em Assessoria da Imprensa e Sócia-fundadora da Tangerina Comunicação Integrada) e Carlos Eduardo Ramos (Engenheiro Mecânico e Pós-Graduado em Gestão Empresarial. Atualmente Gerente de Produção da Mallory)

Dia 18/08

Palestra: Autoconhecimento e assertividade nas escolhas profissionais: A importância de conectar o ser e o fazer. Com Natália Campos, psicóloga especialista em gestão e liderança de pessoas, orientadora profissional e Gestalt terapeuta.
Horário: 8h30

Palestra: Redesenhe sua produtividade: Como obter bons resultados no trabalho e nos estudos. Com Sandra Regina, psicóloga especialista em gestão do capital humano e liderança corporativa.
Horário: 8h30

Palestra: Perfis profissionais para o Futuro e as Transformações Sociais e Tecnológicas. Com Mariana Biermann, psicóloga, especialista em Neuropsicologia, mestre em psicologia, e doutoranda em Psicologia Social.
Horário: 10h

Palestra: Oportunidade na rede: Como aproveitar o potencial das redes sociais. Com Roberta Quixadá, jornalista, especialista em Assessoria de Comunicação, com experiência em grandes agências de Marketing Digital.
Horário: 10h

Oficina: Oriente-se financeiramente e saia na frente: Uma oficina sobre finanças pessoais. Com Jamille Alencar, professora universitária, mestre em Administração e Controladoria.
Horário: 13h

Palestra: O futuro dá trabalho e uma coisa é certa: Você precisa se preparar! Com Alina Sales, psicóloga clínica e organizacional e orientadora profissional e de carreira. 
Horário: 13h

Palestra: Cultura da inovação e profissões do futuro. Com Paulo Pelaez, cientista da computação, atua com tecnologia há vários anos.
Horário: 14h

Oficina: Utilização do PM Canvas para planejamento de carreira. Com Rodrigo Gomes, estatístico com MBA em Gestão de Projetos e em Liderança para Transformação Digital.
Horário: 14h

Palestra: Gestão das emoções: Um dos pilares de uma carreira de sucesso. Com Jacinta Grangeiro, psicóloga clínica e do trabalho e mestre em Administração com foco em gestão de pessoas.
Horário: 15h

Palestra: Forças de Caráter: Seus pontos fortes contribuindo para uma carreira de sucesso. Com Cléo Falcão, psicóloga, especialista em Recursos Humanos.
Horário: 15h

Palestra de Encerramento: Seja protagonista da sua própria história. Com Luana Borges, mestre em administração e controladoria, especialista em Recursos Humanos.
Horário: 16h

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA