Dia do Estudante: alunos da Escola SESI Parangaba vão ao teatro, assistir ao espetáculo “Ceará Show”

Esta terça, 09/08, e quarta-feira, 10/08, são dias bem diferentes para os estudantes da Escola SESI Euzébio Mota de Alencar (Parangaba), em Fortaleza. Em comemoração ao Dia do Estudante - 11 de agosto -, as salas de aula estão sendo substituídas por sessões de teatro! Os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio estão sendo levados para assistir o espetáculo Ceará Show, uma produção que já faz parte do calendário cultural da cidade, em que são encenadas histórias de personagens mitológicos e reais do nosso estado, como Iracema, Dragão do Mar, Jovita Feitosa, Padre Cícero e Seu Lunga.

A iniciativa partiu do projeto “Escola vai ao Teatro”, do SESI, resultado da articulação entre o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, e o Secretário Municipal de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira.

Segundo a Diretora da Escola SESI Parangaba, Danielle Santos, os alunos têm a oportunidade de viver uma verdadeira imersão na cultura cearense, através do projeto. “Proporcionar aos nossos estudantes uma vivência na cultura Cearense é uma ação educacional de extrema importância, pois oportuniza acesso à história do nosso estado, além de desenvolver competências relevantes para o desenvolvimento integral do educando”, afirma.

O teatro é capaz de causar muitas sensações aos espectadores. É o caso da Ana Clara Holanda e Silva, estudante do 1º ano do Ensino Médio, que aproveitou a experiência. “Gostei muito da peça, principalmente para quem não conhece muito da história do Ceará, e pra gente sempre lembrar das nossas raízes e valorizar o nosso estado e o Nordeste”, disse ela.

A reação da Ana Clara reflete os efeitos que ações como esta podem causar em uma geração tão jovem. O contato com a arte presencial estimula a sensibilidade e a vontade de buscar mais formas de manifestações culturais e informações; amplia o conhecimento; eleva a autoestima e o interesse pela criatividade; além de proporcionar uma vivência social importante para uma geração acostumada à tecnologia.

Saiba mais sobre o “Ceará Show”

O musical Ceará Show é um compilado de tudo de melhor que existe na nossa terra, reunindo mitos e histórias reais de personalidades cearenses.

Nele, o personagem Moa vai atrás de Cecília, um amor de infância que se muda para o Sudeste brasileiro com os pais, e, nessa viagem, faz muitas descobertas com seu avô, Seu Dito, que lhe mostra todas as maravilhas do Ceará, através de muita música e dança. Para saber mais sobre o espetáculo, acesse o perfil do Ceará Show no Instagram.


 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA