Ricardo Cavalcante anuncia vagas em cursos profissionalizantes para mulheres no lançamento da campanha Agosto Lilás

Nesta segunda-feira (08/08), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, anunciou trezentas vagas para mulheres em cursos profissionalizantes do SESI Ceará, SENAI Ceará e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), na cerimônia de lançamento da campanha Agosto Lilás, do Tribunal de Justiça do Ceará. O lançamento foi realizado no auditório Luiz Esteves, na Casa da Indústria. O SESI Ceará e o SENAI Ceará vão oferecer o suporte na área profissionalizante, equanto o IEL vai dar as bases para as mulheres se tornarem empreendedoras e desenvolverem habilidades afins.

Participaram da mesa a Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira; a Presidente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Judiciário Cearense, Desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra; a Suplente da Coordenadoria da mulher do TJCE, a Desembargadora Andréa Mendes Bezerra Delfino; a Diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, a Juíza Ana Cristina Esmeraldo; a Secretária da Fazenda do Estado do Ceará Fernanda Pacobahyba e a Procuradora Geral do Estado, Camily Cruz.

Também participaram da solenidade, a titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Fortaleza, a Juíza Rosa Mendonça e a titular do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Fortaleza, a Juíza Teresa Germana Lopes.

“Os cursos serão ofertados em várias áreas: panificação, confecção, construção civil, tecnologia. A Casa da Indústria está propondo nós nos abraçarmos nesse processo e iremos passar isso para todas as 14 mil e duzentas indústrias do Estado do Ceará, bem como para esses quatrocentos mil colaboradores das indústrias” disse o Presidente da Federação das Indústrias do Ceará, Ricardo Cavalcante.

O Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda classificou a iniciativa como oportuna e disse que a chance vai garantir perspectiva profissional para cada mulher beneficiada. “Assim que elas forem capacitadas, vamos apresentá-las para os presidentes dos sindicatos e industriais puderem contratar ou, então, elas poderiam também fazer o seu próprio negócio e prestar serviço à indústria. Eu posso resumir como um programa da mais alta importância”, concluiu.

A iniciativa foi elogiada pela Presidente do Tribunal do Justiça do Estado do Ceará, Desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira. “É um momento de muita alegria para o Poder judiciário contar hoje com essa grande parceria com a Federação das Indústrias do Ceará com tantos segmentos industriais, elevando cada vez mais o grau de possibilidade de que essas mulheres que foram ou estão sendo vítimas de violência possam se capacitar e ter melhores dias”, disse.

Ainda na cerimônia de lançamento do Agosto Lilás, houve o anúncio do selo “Mãos Dadas pela Paz em Casa” e detalhamento do projeto “Um Novo Caminhar”, além do fortalecimento da campanha “Sinal Vermelho” que indica um pedido de ajuda feito por uma mulher.

Saiba mais

O ‘x’ é um código para facilitar o pedido de socorro feito por mulheres em situação de vulnerabilidade de violência doméstica. “O ‘x’ poderá ser grafado com batom, caneta ou outro material acessível, inclusive ser apresentado através de gestos”, disse a Desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra. “É uma forma discreta e silenciosa para deixar claro que as mulheres estão correndo algum tipo de risco” acrescentou a Desembargadora Andréa Mendes Bezerra Delfino, que reforçou os números relacionados ao tema: “A cada nove minutos, uma mulher é vítima de violência sexual e a cada quinze minutos uma mulher é agredida.

A campanha Agosto Lilás é uma referência à implantação da lei Maria da Penha, que completou, no domingo (07/08), dezesseis anos de vigor. Em alusão à campanha, durante todo o mês o prédio da Casa da Indústria estará iluminado com a cor lilás.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA