Comitiva de participantes e palestrantes do FIEC Summit visita Porto do Pecém e conhece área onde serão instaladas as plantas de indústrias de hidrogênio verde

Uma comitiva de participantes e palestrantes do FIEC Summit 2022 - hidrogênio verde visitou, na manhã desta sexta-feira (05/08), o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). O grupo foi liderado pelo Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço; pela Consultora Internacional da FIEC, Monica Saraiva Panik; e pelo Coordenador do Núcleo de Energia da Federação, Joaquim Rolim.

A comitiva, formada por mais de 30 empresários, foi recepcionada, no Bloco de Utilidades e Serviços do Porto do Pecém, pela Diretora Executiva Comercial da instituição, Duna Uribe. Ela ressaltou o perfil industrial da unidade portuária e acrescentou que o local deve ser a Casa do Hidrogênio Verde no Ceará.

"Temos a ideia de que precisamos ter aqui o hidrogênio mais competitivo do Brasil e do mundo. Temos que fazer o nosso dever de casa para dar todas as condições para que esse hidrogênio seja fabricado aqui da maneira mais competitiva possível. Por isso, pensamos em algumas configurações específicas ao Pecém", afirmou a Executiva.

Após a recepção no Porto, o grupo de empresários seguiu para conhecer o setor 1, onde funciona a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), passando pelos píeres e pelo pátio de armazenamento até o Terminal de Múltiplo Uso. Em seguida, a comitiva se deslocou até o setor 2, onde está sendo preparado o espaço para receber as plantas industriais de produção do hidrogênio verde, cujos memorandos de entendimento já foram assinados com o Governo do Estado do Ceará. 

Potencial portuário

"Nessa visita, privilegiamos levar os palestrantes e visitantes de outros estados e países. Ela foi muito importante porque os visitantes conheceram e viram in loco o potencial que é o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, com a ZPE, com a área industrial e com o Porto, o qual visitamos as instalações", afirmou o Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço.

De acordo com o Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim, a visita ao CIPP "foi muito importante porque a estrutura portuária tem muito a ver com o hidrogênio verde em si. O Porto do Pecém é o porto que será a saída do hidrogênio para Roterdã, que será o porto de entrada na Europa. Essa parceria irá ajudar a viabilizar o transporte e a interação com os mercados consumidores desse mercado tão importante".

Inovação e materialização

Na visão do Diretor da Metalinox, Gilberto Sanches Gonzales, cuja sede é no Estado de São Paulo, a visita foi excelente e mostrou uma inovação: a existência de um complexo portuário onde parte da atividade realizada está dirigida à presença de empresas.

"Tivemos a oportunidade de conhecer não só as atividades portuárias, que hoje estão funcionando plenamente, trazendo grande influência comercial para o estado, como também a influência industrial pela realização do complexo e indústrias ali presentes", avaliou o empresário.

Na visão de Renata Ferrari, Gerente de Descarbonização da Yara Brasil, conhecer o Porto foi "uma experiência incrível, pois foi possível observar "a infraestrutura disponível e o potencial para alavancar investimento na área de geração de energia renovável, de hidrogênio renovável". Caliel Calves, Analista Sênior de Relações Governamentais da Yara, pontuou que o fechamento do evento foi fundamental para a compreensão do potencial cearense.

"A visita ajudou a materializar tudo o que a gente discutiu no FIEC Summit, é um fechamento perfeito para a gente ver o que está acontecendo e todo o desenvolvimento a partir da base", concluiu.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA