Em coluna no jornal O Povo, Karina Frota relaciona novas oportunidades de negócio entre empresas do Brasil e do Chile

A Gerente do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Karina Frota, é colunista do Jornal O Povo.

Semanalmente, ela aborda temas atuais e relevantes para a indústria e a economia cearenses.

Confira o texto na íntegra:

Empresas cearenses e brasileiras podem fazer negócios com o Chile com mais facilidade, rapidez e garantias. Desde janeiro de 2022, o Acordo de Complementação Econômica firmado entre os dois países, que também engloba compras governamentais, facilitou o intercâmbio comercial. O acordo ampliou e favoreceu as oportunidades de negócios para setores como alimentos, hospitalar, farmacêutico e eletrônicos.

Para auxiliar os empresários a entenderem o potencial desse mercado e amparar os primeiros passos das negociações, o Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) em colaboração com a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), apoiará a Iniciativa Chile em agosto, junto com outras instituições nacionais.

No dia 3 de agosto, acontecerá a primeira fase da ação com o seminário: Oportunidades de Negócios com o Chile. A segunda fase será a Missão Comercial Brasil-Chile, entre os dias 23 e 26 de agosto, com empresários interessados no país vizinho. Na programação da missão estão previstas reuniões com entidades públicas e privadas, visitas técnicas e encontros de negócios com potenciais importadores chilenos.

O Chile é um tradicional importador de produtos brasileiros. Atualmente, é o segundo maior parceiro do Brasil na América do Sul. Desde a década de 70, o Chile possui uma política de redução de tarifas e de eliminação de barreiras comerciais.

O mercado dos cuidados pessoais e beleza na América Latina é um dos mais importantes na região. Além disso, a mineração consiste na sua principal atividade econômica desenvolvida. Por fim, é considerado o quarto maior exportador de vinhos no mundo.

Clique aqui para ler a coluna completa no jornal.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA