FIEC participa de assinatura de memorando de entendimento para instalação de mina de extração de ouro no Ceará

O 1º Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Carlos Prado, esteve presente em reunião para a assinatura de um memorando de entendimento entre o Governo do Ceará e a empresa canadense South Atlantic Gold, na manhã desta segunda-feira (18/07). O documento é a formalização do interesse da companhia em construir uma mina para exploração de minério de ouro na cidade de Pedra Branca, no Sertão Central do Ceará.

Estiveram presentes a Governadora do Ceará, Izolda Cela; O Secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedet) do Estado, Maia Júnior; o Secretário de Infraestrutura do Estado, Lúcio Gomes; o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Carlos Décimo; o Secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira; a Vice-Presidente da FIEC e Secretária Executiva da Indústria da Sedet, Roseane Medeiros; e a Secretária Executiva de Plnajemanento e Gestão Interna da Secretaria da Educação, Stella Cavalcante.

A Diretora Administrativa da empresa canadense South Atlantic Gold, Juliana Junqueira Campos, representou a multinacional ao lado do Diretor de Geologia, Marcelo Batelochi; e do Diretor de Relacionamentos, Eduardo Leão. A organização já está realizando estudos no Sertão Central do Ceará desde 2020 e encontrou terreno propício para instalação do negócio. 

De acordo com o 1º Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado, "esse evento significa um momento importante para o Ceará, com a chegada de empresas especializadas em mineração e que descobrem a potencialidade do Estado nessa área, a qual, naturalmente, precisa ser confirmada. A assinatura do memorando é uma sinalização muito boa, pela qual temos que torcer para que a empresa continue pesquisando e chegue a um bom termo para que o Ceará seja beneficiado".

“Muito nos orgulha e nos enche de esperança, quando falamos de geração de empregos no interior do Ceará. Estamos promovendo a articulação entre as secretarias para que possamos agir de forma integrada a fim de garantir a capacitação técnica e profissional necessária para que o projeto alcance o sucesso planejado”, comentou a Governadora Izolda Cela.

Segundo a Diretora Administrativa da South Atlantic Gold, Juliana Junqueira Campos, o trabalho foi iniciado com a pesquisa mineral e já foram encontrados bons resultados. "Agora, vamos começar a caminhar efetivamente para a construção de uma mina e iniciar os trabalhos. Temos algumas dificuldades, a principal delas é a questão hídrica, mas já estamos fazendo algumas pesquisas. A intenção disso tudo é se estabelecer no estado, além de gerar emprego e renda", afirma.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA