Programa Emprega Mais: SENAI Ceará forma 1ª turma de padeiros

O encerramento da 1ª turma do Curso de Padeiro, oferecido pelo SENAI Ceará, trouxe para a Clébia a certeza que ela está no caminho certo para conseguir se recolocar no mercado de trabalho. “Meu sonho é sair daqui com um novo emprego” disse, entusiasmada. Embora já experiente, ela contou que aprendeu muitas técnicas nas aulas realizadas na unidade do SENAI Jacarecanga. Com a orientação do instrutor José Alves, outros quinze alunos tiveram a mesma oportunidade.

O Programa Emprega Mais é resultado da união de esforços entre o SENAI Nacional e o Ministério da Economia, tendo a parceri do Sindpan e do M. Dias Branco. 

O objetivo é promover qualificação e inserção profissional. A iniciativa contempla ações para que os funcionários das empresas industriais estejam atualizados quanto às competências técnicas e ainda absorvam novas tecnologias.
A cerimônia de encerramento do Curso de Padeiro contou com a participação da executiva do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado do Ceará, SINDPAN, Sue Ellen Catunda; a interlocutora do Programa Emprega Mais e representante do SENAI Ceará, Cláudia Mara de Vasconcelos; o especialista da área de alimentos Willame Alberto; a coordenadora pedagógica Hyandra Thamires Feitosa, além do chef Maurício Nascimento, técnico em confeitaria do grupo M. Dias Branco.

Em uma conversa com os formandos, ele falou sobre a principal necessidade apontada pelas indústrias: mão de obra capacitada. “Conto a partir da minha experiência. Comecei como auxiliar de padeiro, padeiro e confeiteiro e na metade do curso já havia conseguido um emprego como técnico e fui me especializando. Há oito anos, trabalho para o grupo M. Dias Branco, onde sou técnico em confeitaria. Em todo esse tempo, cresci muito profissionalmente. Dou palestras e consultorias em vários estados das regiões norte e nordeste do país. Os prêmios vieram com muito esforço. Em 2018, fui reconhecido pela revista Panificação Brasileira e selecionado como padeiro destaque do ano. Já nos anos de 2020 e 2021, fui eleito padeiro destaque no Brasil”, contou de forma orgulhosa. 

Para a executiva do SINDPAN, Sue Ellen Catunda, a parceria do SENAI Ceará com os moinhos é fundamental para o crescimento do setor: “Essa relação fortalece as indústrias e a gente sai ganhando, porque os formandos estão sempre procurando novidades e nos ajudam em indicar pessoas para preencher o quadro de funcionários”, explica.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA