Em coluna no jornal O Povo, Karina Frota debate o cenário favorável de exportação para a moda cearense
A Gerente do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Karina Frota, é colunista do Jornal O Povo.
Semanalmente, ela aborda temas atuais e relevantes para a indústria e a economia cearenses.
Confira o texto na íntegra:
Variação cambial, aumento do dólar e o início da recuperação econômica no País impulsionam as empresas a buscarem a inserção internacional como uma alternativa para os seus negócios.
Nesse contexto, o cenário é favorável. Empresários ligados ao setor de confecções do Estado, confirmam a ousadia e buscam mercados consumidores para a moda cearense.
Para a exportação do setor de confecções, é necessário estudar aspectos comportamentais dos habitantes do país destino. Pesquisas relacionadas a estudos de mercados são estratégias assertivas. Desejável conhecer relatos de empresas que já ultrapassaram fronteiras.
Uma opção é iniciar por países que já têm o costume de adquirir vestuário cearense e/ou brasileiro. Nos últimos anos, os principais importadores foram o Paraguai e os Estados Unidos. É importante analisar os hábitos da população local.
Não é imperativo, mas compreender o idioma falado no destino facilita o processo. Visitar feiras e eventos internacionais específicos de moda permite avaliar, in loco, o que está sendo utilizado no mundo e identificar os principais mercados. Destaque para a moda sustentável.
Clique aqui para ler a coluna completa no jornal.