FIEC impulsiona a pesquisa e a inovação como estratégia para fortalecer investimentos em Hidrogênio Verde no Ceará

O FIEC Summit 2022, que ocorrerá nos dias 03 e 04 de agosto, irá promover um encontro de ideias entre investidores do HUB de Hidrogênio Verde, empresários e a Academia do Ceará para discutir temas relevantes que impactam no desenvolvimento local. Na programação acadêmica, com o apoio das multinacionais interessadas em construir usinas para a produção do hidrogênio verde no Ceará, a comissão organizadora irá selecionar os melhores trabalhos e premiá-los durante o evento, promovendo a visibilidade aos estudos e pesquisas.

O evento será palco de palestras e exposições de cases nacionais e internacionais, além de exposições, debates, encontros de negócios e visita técnica. Momento ímpar para conhecer as oportunidades e as inúmeras atividades integradas desta enorme cadeia produtiva que se forma. Os trabalhos mais bem avaliados, serão expostos durante os 2 dias da programação.

O Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço, acredita que “diante da grande oportunidade do novo mercado do Hidrogênio Verde para a economia do Ceará, o evento vai estimular a participação do empresariado cearense nessa nova cadeia produtiva que se forma. Com certeza, haverá espaço para o crescimento do setor industrial cearense”, ressalta.

Inscrição de trabalhos para o FIEC Summit 2022

A FIEC convida pessoas físicas, empresas, professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação de Instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento sediadas no Ceará, bem como técnicos e consultores a submeterem trabalhos acadêmicos inéditos ou que tenham sido publicados após 2019, para divulgarem os seus estudos. As inscrições estão abertas até o dia 15 de julho e podem ser feitas no site fiecsummit.org.br.

Como parte desse momento, o SENAI Ceará vai reabrir o curso on-line gratuito de Introdução ao Hidrogênio Verde, que vai ser disponibilizado a partir da primeira quinzena de julho, e que, em sua primeira edição, teve mais de 4.700 alunos matriculados.

Hidrogênio Verde e suas oportunidades

O Estado do Ceará já tem quase 18 memorandos de entendimentos assinados com grandes empresas a nível mundial, que sinalizam investimentos superiores a US$20 bilhões. O Nordeste brasileiro, em especial o estado do Ceará, surge como potencial supridor de energia renovável para produção do combustível limpo devido à alta capacidade de produção de energia elétrica a partir das fontes renováveis.

Segundo o Coordenador do Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Joaquim Rolim, a capacidade supera a marca de 800 GW. "O potencial existente em nosso Estado representa mais de 4 vezes toda a atual capacidade instalada no país para produção de energia elétrica, que é de 184 GW, isso levando-se em consideração todas as usinas instaladas no Brasil, sejam elas as eólicas, as hidroelétricas e as de biomassa”, conta.

Embora os números sejam expressivos, o potencial precisa ser melhor explorado. “Nós ainda não estamos produzindo nem 1% do nosso potencial de energias renováveis, que é enorme”, afirma Tarcísio Bastos, Gerente de Unidade de Tecnologia do SENAI. A avaliação de toda essa riqueza no Estado foi feita sem a contabilização dos possíveis ganhos que o Hidrogênio Verde (H2V) poderá proporcionar para a economia cearense.
Nesse cenário, a FIEC exerce um importante papel de agente impulsionador do desenvolvimento social e econômico do Estado, estimulando a competitividade, a formação continuada e a adoção de práticas inovadoras e sustentáveis, somando forças para o fortalecimento de vínculos institucionais. Tudo isso com o intuito de abrir novos caminhos e propor saídas para que o país e o Ceará possam avançar de forma mais acelerada para consolidação do HUB de Hidrogênio Verde do Ceará.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA