SESI Ceará completa 74 anos, levando saúde, segurança e inovação para a indústria cearense

A data de 7 de julho de 2022 marca os 74 anos do Serviço Social da Indústria do Ceará - o SESI Ceará. E essa história é escrita sobre uma das mais importantes missões assumidas pela FIEC - a de promover saúde, qualidade de vida e segurança para os trabalhadores da indústria cearense e, em geral, para toda a comunidade. E mais: proporcionar às empresas que movimentam a economia do nosso estado as soluções mais inovadoras que alimentam a cadeia produtiva e fomentam diferenciais competitivos no mercado.

O SESI Ceará tem transformado para melhor a vida de milhares de pessoas, com suas unidades distribuídas em Fortaleza (Centro, Parangaba e Barra do Ceará), Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte. Desde a formação escolar (Ensinos Fundamental e Médio) até a capacitação para o mercado, através de conhecimento de qualidade; desde o atendimento em saúde, nas Clínicas, até as soluções tecnológicas que suprem as demandas da grande indústria; da oferta de espaços para a prática de atividades físicas até os programas que dão maior atenção à saúde mental; e ainda, na cultura, com a gestão do Museu da Indústria, na capital. Tudo isso traduz a atuação diversa do SESI em prol de uma sociedade mais capacitada para o trabalho.

“É com muita alegria que celebramos, hoje, 74 anos do SESI Ceará. Neste dia, quero parabenizar a cada colaborador que faz essa instituição existir e cumprir sua missão, que é proporcionar ao trabalhador da indústria e à sociedade o acesso a soluções em educação, cultura, promoção da saúde, segurança do trabalho e inovação. Ao longo de sua relevante história, esses pilares têm movido e impulsionado o Serviço Social da Indústria, sempre com um olhar social aguçado, contribuindo para o crescimento e o fortalecimento da nossa indústria e o desenvolvimento do Estado do Ceará”, afirma o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda.

Muitos acontecimentos importantes foram vividos, nestes 74 anos. Um dos mais significativos e recentes foi o enfrentamento à pandemia de Covid-19, que trouxe grandes desafios para o mundo e, especificamente, para a indústria atendida pelo SESI. Uma experiência de reformulação de padrões que reuniu os esforços de todos os profissionais que compõem os vários setores de atuação do órgão. Foi viabilizada, por meio do SESI, a compra de acessórios para a produção do capacete Elmo, uma solução inovadora que salvou a vida de muitos pacientes hospitalizados com diagnóstico de infecção por coronavírus.


Onde o SESI Ceará está:

Saúde > Clínicas

Além de atuar nas empresas contratantes dos nossos serviços, estamos abertos à população, através das nossas clínicas, que oferecem atendimento presencial, e com valores acessíveis, em Cardiologia, Clínica Médica, Ginecologia, Nutrição, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pré-Natal, Psicologia, Psiquiatria e Urologia, além de teleconsultas nas especialidades de Clínica Geral, Nutrição, Psicologia e Psiquiatria. A comunidade tem à sua disponibilidade a possibilidade de realizar exames de análises clínicas, avaliação cinesiofuncional, avaliação psicossocial, densitometria óssea, ecocardiograma bidimensional, ecodoppler de carótidas, eletrocardiograma, eletroencefalograma, espirometria, holter 24h, imitanciometria, mamografia, mapa, radiologia, ressonância, teste ergométrico, tomografia, teste de acuidade visual, ultrassonografia e audiometria.

As clínicas do SESI estão localizadas em Fortaleza, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte.


Saúde > Academias

As academias SESI Ceará têm uma gama de possibilidades para quem deseja praticar atividades físicas como musculação, hidroginástica, natação, futebol de campo e de salão, com avaliação física (incluindo a bioimpedância). São serviços com valores acessíveis e abertos à população em geral, disponíveis em todas as nossas unidades em Fortaleza, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte.


Educação > Escolas SESI / SENAI

A atuação do SESI Ceará na área da educação é reconhecida como uma das melhores e mais importantes instituições de formação escolar nos Ensinos Fundamental e Médio. Hoje, presentes na capital (bairro Parangaba), em Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte, as escolas contam com laboratórios de Robótica, Espaço Maker, Espaço de Ciência e Matemática, com material escolar e uniformes gratuitos.


Centro de Inovação do SESI - CIS

Hoje, o Centro de Inovação do SESI encontra-se em Maracanaú, para onde foi transferido, em dezembro de 2021. No CIS, são produzidas soluções tecnológicas customizadas, com um portfólio diversificado em inovação na área de Saúde e Segurança do Trabalho.

Com apoio da equipe do Instituto SENAI de Tecnologia (IST), o CIS está mais próximo das empresas do Distrito Industrial de Maracanaú e do Polo Químico de Guaiúba, atendendo a clientes de todo o Ceará.


Museu da Indústria

O Museu da Indústria foi inaugurado em 2014, numa região de Fortaleza em que se concentra boa parte da história da capital, representada pelo Passeio Público, o Forte de Nossa Senhora da Assunção, a Santa Casa de Misericórdia, o Mercado Central, a Catedral Metropolitana de Fortaleza e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

A proposta do museu é valorizar e preservar as memórias de cinco séculos de desenvolvimento da história industrial cearense, em um edifício de mais de 2.000 m2 com espaços diversos e um bistrô aberto ao público.


Um pouco da nossa história

A primeira unidade do SESI foi inaugurada no dia 7 de julho de 1948, ainda como Delegacia Regional, na Rua do Rosário, no Centro de Fortaleza - onde, hoje, funciona a sede da Academia Cearense de Letras, na praça do Leões.

Em 1952, o SESI passou a ser o Departamento Regional (Núcleo nº 1), sendo transferido para a R. General Sampaio, 1148, no histórico edifício onde funcionou o renomado Instituto Cearense de Humanidades.

Em 1954, Sobral recebeu a primeira sede do SESI, como Centro de Atividades, na R. Jornalista Deolindo Barreto, 665. Em 2012, passou a funcionar na Av. Dr. José Arimateia Monte e Sil, 1003, onde está atualmente.

O Núcleo nº2 foi inaugurado em 1955, no bairro Parangaba, na Rua Dom Carloto Távora, 250, e permaneceu nesse endereço por quase 30 anos, quando foi transferido, em 1982, para a Av. João Pessoa, 6754, onde está até hoje.

Em 1962, foi inaugurado o Centro de Atividades SESI em Juazeiro do Norte, na região do Cariri cearense.

Em 1973, foi a vez da inauguração do Centro de Atividades do SESI no bairro Barra do Ceará, em Fortaleza, na Av. Francisco Sá, 6623.

Alguns núcleos foram criados e extintos, ao longo dos anos. Uniu-se à unidade da Parangaba, o Centro Integrado SESI/SENAI Alexandre Costa Lima, em 1983.

Em 1989, foi a vez do município de Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza, receber um Centro de Atividades do SESI, com o Núcleo de Negócios, na Av. do Contorno, 1103. Seis anos depois, foi inaugurado, no n° 1102, o Clube da Parceria Senador Fernando Bezerra.


Superintendentes do SESI Ceará (1952 - atualmente)

01. Hélio Idelburque Carneiro Leal - 1952 a 1972
02. Antonio Alexandrino Correia Lima - 1972 a 1975
03. José Miranda Portela (interino) - 1975 a 1976
04. Carlos Roberto Cals de Melo - 1976 a 1977
05. José Israel Cintra Austragésilo - Junho a Outubro de 1977
06. José Dircio Chaves de Lucena - 1977 a 1978
07. Henrique Leite Barbosa Chaves - 1978 a 1979
08. José Maria Henrique Gradvohl - 1979 a 2000
09. Francisco das Chagas Magalhães - 2000 a 2014
10. César Augusto Ribeiro - 2014 a 2017
11. Erick Picanço Dias - 2017 a 2018
12. Veridiana Grotti Soárez - 2018 a 2021
13. Paulo André de Castro Holanda - 2021 - atualmente

 

Nossos endereços:

FORTALEZA
- Av. João Pessoa, 6754 - Parangaba
- Av. Padre Ibiapina, 1449 - Centro
- Av. Florêncio de Alencar, 900 - Barra do Ceará

MARACANAÚ
- Av. do Contorno, 1102 / 103 - Distrito Industrial

SOBRAL
- Av. Dr. Arimatéia Monte e Silva, 1003 - Campo dos Velhos

JUAZEIRO DO NORTE
- Rua José Marrocos, 2265 - Pirajá


Mais informações sobre o SESI Ceará

Site: www.sesi-ce.org.br
Instagram: instagram.com/sesiceara
Facebook: facebook.com/sesiceara
Youtube: youtube.com/sesiceara

(85) 4009-6300

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA