Sindconfecções e Sindroupas realizam evento sobre comércio internacional e exportação

O Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas no Ceará (Sindconfecções) e o Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas de Homem e Vestuário no Ceará (Sindroupas) realizaram, na manhã desta terça-feira (5/07), um evento sobre comércio internacional e exportação. O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, esteve presente e realizou a abertura do encontro, ao lado de Daniel Gomes, Presidente do Sindconfecções, e Paulo Alexandre, Presidente do Sindroupas. A capacitação teve como objetivo fortalecer o conhecimento técnico para promover o crescimento industrial, através do comércio exterior.

Além dos citados, também estiveram no espaço a Vice-Presidente da FIEC e Secretária Executiva da Indústria da Sedet, Roseane Medeiros ; o Secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior; o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; a Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN), Karina Frota; o Diretor da FIEC, Aluisio Ramalho Filho; o Presidente do Sindicato das Indústrias de Redes do Estado do Ceará (Sindredes), Aluísio Ramalho; além de associados dos sindicatos citados.

"A nossa saída sempre foi o mar. Nós fomos descobertos pelo mar e pelo mar houve o desenvolvimento do país. As grandes companhias e empresas brasileiras hoje estão olhando para fora. Então, precisamos também ver as novas oportunidades que o comércio exterior pode trazer para que as nossas indústrias cresçam mais, e gerem mais emprego e renda”, declarou Ricardo Cavalcante, colocando a Federação à disposição dos empresários.

Os sindicatos convidaram o CEO da Global Trading Company, Manuel Azevedo, para palestrar sobre o tema "Exportar Moda: saiba como vender para o mercado europeu e africano". "Através do convite, eu vim ao Brasil para poder narrar a minha experiência do que eu fiz, faço e as oportunidades que têm a partir de Portugal. Não é só para Portugal que tratamos, mas de um produto que vai entrar na Europa, a partir de Portugal, mas que, de lá, vai para Estados Unidos, Europa toda, Ásia e África", ressaltou o palestrante.

Pontapé para negócios

De acordo com o Presidente do Sindconfecções, Daniel Gomes, esse momento é um pontapé inicial para a capacitação interna. "Nós já temos empresas preparadas para exportar, mas queremos avançar ainda mais. Existe uma carência agora no mercado de boas marcas na Europa, até porque os países orientais, como China, estão diminuindo essa venda por conta de problemas de energia, de mão de obra, até pelo fato da pandemia, que tem atrapalhado a indústria deles. Há uma demanda, e o Ceará, como a boa vocação que tem para a moda, uma moda de muita qualidade e muito design, é um grande case pra gente transformar", afirmou.

O Presidente do Sindroupas, Paulo Alexandre, concorda. Segundo ele, o evento vem para mexer com o setor industrial cearense. "É mostrar para o setor que a gente tem que parar de ver dificuldade e começar a ver saída, e a saída é a exportação. O exemplo de Portugal é muito claro, onde eles saíram para uma indústria de moda com valor agregado e moda de alta costura. E nós temos qualidade para fazer isso aqui no Ceará e compradores na Europa esperando o nosso produto".

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA