IEL Ceará e UFC estreitam laços e realizam encontro com criadores de startups cearenses para fomentar o empreendedorismo

Estando sempre à frente de seu tempo, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do seu Centro de Empreendedorismo (CEMP), realizou, ontem (29/06), o encontro “De startup para startup”, na Casa da Indústria. A ideia do evento foi promover a troca de conhecimentos e experiências entre startups em fase de ideação e startups que já chegaram ao mercado, estimulando o networking e a formação de uma rede de apoio entre os empreendedores participantes.

Foram convidados empreendedores que superaram as dificuldades iniciais da criação de uma startup e chegaram ao mercado. Alguns deles criaram startups aceleradas pelo Hub de Inovação do IEL como Bruno Nobre (SmartGears); Débora da Silva (Pet Cracker);  Raimundo Igor (Ride Up) e Bárbara Bezerra e Luciana Mendonça (Innovacci Alimentos). Bruno Gurgel (SeverinoApp) e Vladimir Nunan (Eduvem) também confirmaram presença no evento e dividiram suas experiências. Todos foram unânimes em dizer que o Hub de Inovação do Instituto Euvaldo Lodi vem contribuindo para o desenvolvimento tecnológico corporativo.

Com o auditório José Flávio da Casa da Indústria repleto de participantes, a programação começou com as boas-vindas do analista do Hub de Inovação do IEL Ceará, Fernando Niemeyer, que apresentou o objetivo central do Hub, que é fazer o meio de campo para conectar e preparar empreendedores, startups, investidores e grandes corporações para gerar um ambiente de inovação repleto de soluções aplicáveis à indústria.

Fernando apresentou todos os braços com o qual o IEL atua para trazer soluções inovadoras para a indústria.”Trabalhamos oferecendo soluções com Hackathons; Open Innovation; Fast Dating; Ideação, Pré-Aceleração e Aceleração; Eventos e Scouting. A gente acredita que hoje a transformação da inovação não é um diferencial, é uma obrigação,” afirmou Niemeyer.

Fernando também, aproveitando o momento, agradeceu o time de profissionais que está à frente desse projeto. “Quero, aqui, agradecer a participação e o engajamento de todos. Primeiramente, da nossa Superintendente, Dana Nunes; da nossa Gerente de Inovação, Margaret Lins; do Especialista de Projetos, Rodrigo Oliveira; do Head do Hub, Fábio Braga, e do Analista de Inovação, Moésio Bastos,” concluiu.

Pela UFC estavam, Abraão Saraiva, Coordenador de Empreendedorismo; Tatieures Gomes, Desenvolvedora de Pesquisa na área de Governança Digital, e Gervina Brady, Servidora Técnico-Administrativa, com foco nas áreas de Gestão de Pessoas, Educação Universitária, Empreendedorismo e Inovação no Serviço Público.

Em suas saudações, o Coordenador de Empreendedorismo da UFC, salientou que não existe desenvolvimento de uma região sem uma conexão clara e intensa sem pelo menos três atores: Academia, poder público e a iniciativa privada.”O que estamos fazendo aqui está conectando diretamente dois desses atores: Academia e iniciativa privada. Toda semana temos eventos dessa natureza,’ lembrou Abraão.

Ainda de acordo com ele, ações como essa fazem com que o nosso Estado saia da inércia.” De 5 anos para cá, já evoluímos muito, mas estamos ainda no início da jornada, pois temos muito o que percorrer, enquanto ambiente propício à inovação e empreendedorismo inovador. Mas todos que estão neste auditório são protagonistas dessa história. É o começo dela, mas já já estaremos colhendo os frutos, e frutos muito valiosos,” concluiu.

Seguindo a programação, a tarde foi repleta de muita troca de experiência. Todos os convidados foram mostrando suas histórias, por meio de slides e depoimentos, as etapas da caminhada e ideação, as dificuldades iniciais da criação de uma startup, os obstáculos vencidos e os projetos futuros.

No final do encontro, todos puderam trocar ideias, estreitar laços, realizar networks, conhecer possíveis parceiros e adentrar mais no mundo da inovação. 

O “De startup para startup” contou também com a chancela do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-CE) e da Pró-reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da UFC (Prointer).

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA