Estudante de robótica da Escola SESI SENAI de Sobral se destaca e é contratado para o setor de Pesquisa e Inovação da Grendene

Um dos grandes propósitos da Escola SESI SENAI é preparar seus alunos para o mercado de trabalho, com competências e habilidades que os coloquem em destaque no universo profissional. Um dos exemplos é o do estudante Paulo Victor Hermínio de Queiroz, aluno no Ensino Médio 2021 e integrante da equipe de torneio de robótica do SESI Ceará, em Sobral, na região Norte do estado. Ele acaba de ser contratado por uma das empresas mais atuantes na indústria do nosso estado, a Grendene, para o cargo de Assistente na área de Pesquisa e Inovação.

“Participar da equipe de robótica do SESI foi uma oportunidade transformadora que me proporcionou conhecimentos técnicos e comportamentais. Agradeço ao SESI e ao SENAI, pela condução do meu Ensino Médio; aos professores; à Diretora Sâmia; aos coordenadores; e à minha professora Ana”, disse Paulo Victor.

Esta vitória não é só pessoal, mas também coletiva. Neste ano, uma equipe de estudantes, acompanhada pela Diretora Sâmia Menezes e pela Professora Ana Araújo, visitou a Grendene, em Sobral. Foram apresentados o programa de educação tecnológica, que faz parte do currículo das escolas SESI SENAI, e a equipe de robótica que representa nossa instituição em competições. Representantes do setor de Pesquisa e Inovação da empresa aceitaram acompanhar os projetos dos estudantes e receberam os currículos, visando futuras contratações na área.

“Ver o crescimento dos estudantes, a sua evolução e suas conquistas é, para mim, a verdadeira concretização do meu trabalho”, relata a professora Ana Araújo, que leciona matemática e robótica na nossa escola.

Para o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, a parceria com empresas abre grandes oportunidades para jovens talentos e incrementa o mercado de trabalho. “Ter parceiros como a Grendene nos apoiando, neste desafio de prepararmos os jovens para o mundo do trabalho, é engrandecedor. Isto fortalece nossas ações como instituições de ensinos e valida a qualidade da nossa proposta pedagógica, pois entendemos que, em um mercado de trabalho que exige várias competências importantes, como criatividade, inovação e resoluções de problemas, os nossos alunos se destacam por praticarem, em sala de aula, essas soluções”, afirma.

As equipes de robótica do SESI são desafiadas a criarem projetos e fazerem parcerias com empresas locais. Em visitas às corporações, elas apresentam seus trabalhos, desde os conceitos até os resultados. Na robótica, por exemplo, os estudantes se apropriam de linguagem de programação, mecânica, projetos em 3D e pensam em soluções inovadoras, resultando em protótipos.
 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA