FIEC recebe comitiva da Mitsubishi Corporation do Brasil S.A para conhecer potencial eólico e de hidrogênio verde do Ceará


A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu, nesta terça-feira (28/06), a visita de uma comitiva do conglomerado empresarial japonês Mitsubishi Corporation do Brasil S.A (MCB), com a intenção de conhecer o potencial de energias renováveis e de hidrogênio verde (H2V) do Estado do Ceará. A reunião ocorreu com a intenção de prospectar mercados visando a produção do H2V, o qual já possui mais de 20 memorandos de entendimento assinados entre Governo do Estado e empresas para seu desenvolvimento no Ceará.

A delegação da MCB era formada pelo seu Vice-Presidente Executivo, Yoshiteru Kawai; Diretor-Gerente de Infraestrutura Industrial, Hirokazu Ogiso; o Gerente Sênior de Planejamento e Novos Negócios, Daiki Tsukahara; e o Analista Sênior de Planejamento e Novos Negócios, Felipe Tadini.

O grupo foi recepcionado pelo 1º Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado, representando o Presidente Ricardo Cavalcante. Além dele, estiveram presentes o Consultor de Hidrogênio Verde, Constantino Frate; o Presidente do Sindenergia, Luis Carlos Queiroz; o Diretor de Regulação do Sindienergia, Bernardo Santana; o Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim; o Consultor em Energia da Federação, Jurandir Picanço; e o Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale.

Após a recepção na Presidência da FIEC, os empresários conheceram o Observatório da Indústria e apresentaram seu plano de metas para os próximos anos no que diz respeito às energias renováveis, como o Hidrogênio Verde. O plano de desenvolvimento prevê, entre outros detalhes, uma relação entre transformação energética e digital. A Mitsubishi é um conglomerado com quase 70 anos de existência, cuja atuação no mercado global se expande por 10 áreas de atuação, concentradas em mais de 1.300 empresas.

Após a apresentação do grupo japonês, o Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale, demonstrou as soluções em dados e o portfólio do grupo em relação às atividades desempenhadas para facilitar a tomada de decisões governamentais e empresariais.

Em seguida, o Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim, apresentou os dados que tornam o Ceará um dos melhores locais para produção de energia eólica e solar, citando o Atlas Eólico e Solar criado pela Federação. Por fim, o Consultor em Energia da entidade, Jurandir Picanço, citou diversos exemplos de empresas que firmaram acordos com o estado e demonstrou o porquê de o Ceará se tornar um hub de H2V no Brasil, a partir da instalação no Porto do Pecém e da possível exportação desse conteúdo para a Europa.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA