IEL Ceará inicia aplicação de metodologia exclusiva de Gestão da Inovação em mais uma indústria do Cariri

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) iniciou a aplicação da metodologia de Gestão da Inovação, com foco na transformação digital, na indústria calçadista HG Industrial, localizada em Juazeiro do Norte. O trabalho partiu de um diagnóstico realizado nos últimos meses para identificar a situação atual da empresa e seguirá focado na implementação de objetivos estratégicos de inovação da indústria. A reunião para validação do diagnóstico e definição dos objetivos ocorreu em 20/6, com a condução do head do Hub de Inovação do IEL Ceará, Fábio Braga. 

No dia seguinte, 21/6, o IEL Ceará realizou um evento para debater o papel da inovação nas organizações, em que apresentou ao ecossistema de inovação local os desafios da empresa nas áreas de gestão da produção, marketing para transformação digital e sustentabilidade. Participaram do evento representantes das universidades locais, startups, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte (Sedeci) e outras empresas da região.

“O evento apresentou à sociedade, que é considerada a quarta hélice, a HG como empresa em processo inicial de inovação, trazendo para junto de si demais atores para ações de inovação aberta. No próximo passo deveremos ter o workshop de ideação, onde serão gerados os primeiros insights de projetos de inovação que beneficiarão as demandas da HG”, explica Fábio.

A empresária Rosana Ribeiro, da HG Indústria, acredita que com a implantação da metodologia a empresa irá incentivar os colaboradores a desenvolverem a capacidade de aplicar a inovação no seu dia a dia, o que irá trazer diversos ganhos para o negócio.

“Acreditamos na inovação como um todo, não somente na área da tecnologia, mas principalmente o engajamento das pessoas envolvidas em todo o processo organizacional da empresa. Com a ajuda do IEL, iremos conseguir realizar mudanças de processos, absorvendo ideias vindas de vários setores, de várias pessoas. Acredito que com esse trabalho iremos incentivar a criação de novos modelos de operação, de planejamento e assim a gente conseguirá melhorar a nossa produtividade, cada vez mais com menos e com mais rapidez. O IEL tem sido um parceiro e tanto na nossa jornada de inovação”, afirma. 

A metodologia de Gestão da Inovação do IEL Ceará é exclusiva e foi recentemente refinada com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do programa Nagi Digital. O objetivo é acelerar a inovação na empresa, incorporando a tecnologia como elemento chave no negócio e integrando as operações e o capital humano em processos digitais. A meta é contribuir para a transição da empresa para o ambiente da indústria 4.0, apoiando a gestão da inovação para a sua transformação digital.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA