SENAI Ceará discute políticas públicas de fomento à inovação tecnológica para a Indústria

Nesta terça-feira (28/06), o SENAI Ceará promoveu o Workshop de Inovação e Negócio, na Casa da Indústria, reunindo autoridades públicas, representantes de sindicatos e empresários industriais para discutir as possibilidades de acesso aos programas de fomento para novos projetos.

Participaram do Workshop, o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; a Superintendente do IEL, Dana Nunes, o Especialista em Fomento Fiscal da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE), Alexandre Adolfo, o Secretário Executivo de Comércio, Serviço e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Trabalho (SEDET), Júlio Cavalcante Neto, além do Gerente da Unidade de Tecnologia do SENAI Ceará, Tarcísio Bastos, do Gerente do Instituto SENAI Tecnologia, Carlos Mesquita, e da Coordenadora da Unidade de Tecnologia do SENAI Ceará, Cristhiane Luna.

Por videoconferência também participaram o Coordenador Geral de Mecanismos de Apoio à Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia da Inovação (MCTI), José Cosmo, e o Gerente do Departamento Regional da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Paulo Resende.

O objetivo foi despertar o interesse dos empresários em saber como propiciar o desenvolvimento da inovação para o crescimento dos negócios. “Torna-se um momento oportuno para a gente debater as políticas públicas relacionadas à inovação e novas tecnologias, tendo o SENAI esse papel impulsionador junto às indústrias cearense”, afirmou Paulo André Holanda.

O SENAI Ceará tem mantido os esforços para atender o maior número de empresas. Só no ano passado, por exemplo, foram 475. Média de mais de uma por dia. Em toda a história, 8.890 atendimentos já foram realizados, em 77 municípios, onde mais de 80 projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação foram aprovados, o que representou um incremento de R$ 43 milhões de aplicações feitas por órgãos de fomento.  

Um deles é a FINEP, uma Empresa Pública brasileira vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O Gerente do Departamento Regional do Nordeste, Paulo Resende, disse que a instituição está interessada em fomentar projetos que venham a desenvolver a industrialização cearense. "Se a tecnologia se mostrou possível, a FINEP é uma instituição que pode propiciar os recursos necessários e está à disposição. Nós temos um modelo de negócio, com a mesma preocupação com a sustentabilidade e com a melhor linha de crédito, taxa e prazos para o cliente", disse.

Já o Coordenador Geral de Mecanismos de Apoio à Inovação do MCTI, José Cosmo, falou de Brasília, sobre os benefícios da Lei do Bem, legislação que concede diversos benefícios às empresas que realizam investimentos em pesquisa e desenvolvimento em inovação tecnológica, mas é preciso se enquadrar em uma série de requisitos. “Esse dispositivo garante o aumento da competitividade entre as empresas e tão importante quanto a indústria ser inovadora é continuar mantendo o mesmo ritmo”, concluiu.

Os incentivos também são concedidos pelo Governo do Ceará, através da ADECE. Ponto de debates promovido pelo Especialista em Fomento Fiscal da ADECE, Alexandre Adolfo. Já o Secretário Executivo de Comércio, Serviço e Inovação da SEDET, Júlio Cavalcante Neto, reforçou: "O que a gente tem trabalhado na SEDET é a política de inovação e a gente tem trabalhado em todas as regiões do Estado, incentivando a criação de Startups, com o apoio dos pesquisadores da região para poder trabalhar o problema das empresas de cada região, de acordo com o potencial dessas empresas", disse.

Esses incentivos foram comemorados pelo Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda. "Temos um leque de possibilidades para avançar nos nossos editais, e não somente focar nos editais, porque os empresários precisam de conhecimento e de apoio para que a academia e o SENAI Ceará, através de sua unidade de tecnologia possam ajudá-los. E estamos aqui com essa missão", disse. E finalizou: "Gostaria de agradecer ao Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante, por acreditar e incentivar as ações que estamos fazendo aqui, na Federação”, concluiu.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA