Sindenergia e CIN participam de missão na Europa para fortalecer laços estratégicos e trazer investimentos ao Ceará

O Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC) e o Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE) organizaram uma missão na Europa que visitou três países a fim de fortalecer laços estratégicos no setor, especialmente em projetos voltados à energia limpa, como o Hidrogênio Verde (H2V).

A comitiva visitou, entre os dias 6 e 17 de junho, países como Holanda, Inglaterra e Dinamarca, realizando reuniões com representações internacionais e visitas de benchmarking em empresas do setor de energia. O grupo era composto pelo Presidente do Sindenergia-CE, Luis Carlos Queiroz; o vice-presidente da entidade, Renato Albuquerque Felipe; além de diretores do sindicato. O CIN foi representado pelo Especialista de Inteligência Competitiva, Fellipe Faria. Também estiveram presentes o Secretário Executivo da Secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinfra), Adão Muniz; e o Consultor de Energias Renováveis da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Constantino Frate.

Na visão do Presidente do Sindenergia, Luis Carlos Queiroz, a visita foi extremamente positiva e mostrou a capacidade dos investimentos em Hidrogênio Verde e Eólico Offshore. "Ficou muito claro que nós temos oportunidade de prosperar aqui como parceiro local, mas são investimentos muito grandes, para os quais a gente precisa fazer uma estruturação, começar a se estruturar para ser esse elo, como parceiro local", indica. 

Segundo Fellipe Faria, o sindicato buscou o CIN para auxílio internacional na missão. " O foco da missão era Green Energy, com um olhar mais voltado para o Hidrogênio Verde (H2V). Uma vez que o HUB de Hidrogênio Verde (H2V) no Porto do Pecém, se encontra em pleno desenvolvimento, o objetivo da missão foi realizar benchimarking com empresas já consolidadas nesse segmento, além de apresentar as potencialidades do nosso estado, fazer parcerias e trazer investimentos.

Encontro em Amsterdã

A missão foi iniciada na cidade de Amsterdã, na Holanda, a partir da parceria com a Embaixada do Brasil em Haia. Foram debatidos assuntos como o mercado de energias, a sua regulação e as potencialidades que o Ceará dispõe para produção de energia limpa, em especial o Hidrogênio Verde.

Em Amsterdã, a comitiva visitou : a Proton Ventures, uma empresa que domina a tecnologia de produção de hidrogênio e de amônia, cuja parceria com o Ceará já está concretizada por meio de uma aliança com o grupo Transhydrogen Aliance, que firmou Memorando de Entendimento com o Governo do Estado, e que já afirmou sobre a necessidade de buscar suporte na indústria cearense especializada; e uma exposição da Betholyzer Systems para conhecer um projeto em desenvolvimento de um eletrolisador combinado com um sistema de armazenamento de energia, que permite evitar interrupções no suprimento de energia para o processo de eletrólise, sendo superior em 20% em termos de eficiência em relação aos eletrolisadores convencionais e representa um grande avanço na produção de hidrogênio e amônia.

Houve também a participação no evento Reuters Hydrogen, sobre hidrogênio verde que reuniu líderes seniores dos setores público e privado para construção de uma economia global do hidrogênio.

Visita ao Reino Unido

Em seguida, o grupo de empresários seguiu viagem ao Reino Unido, após parceria com o Consulado Britânico em Recife. As potencialidades do Ceará na produção de energia foram apresentadas a empresas da região em um evento na Embaixada Brasileira em Londres. Houve reunião com Embaixador do Reino Unido, Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Fred Arruda.

A comitiva também participou de almoço no Parlamento do Reino Unido, com o deputado britânico Marcos Longhi. Ele é responsável pelo setor de investimentos comerciais com o Brasil. O grupo também conversou com o Ministro de Energia do Reino Unido, Greg Hands.

Os empresários realizaram visitas de benchmarking a empresas que assinaram memorandos com o Governo do Estado do Ceará para produção do Hidrogênio Verde, como a Storegga, a Energy System Catapult e a Tyseley Energy Park. Todos foram convidados a participar do PRENERGIA SUMMIT 2022, que ocorrerá nos dias 21 e 22 de Setembro, em Fortaleza.

Últimas atividades na Dinamarca

Por fim, o grupo desembarcou na Dinamarca, após contatos com o Consulado do País em Copenhagen. Foi organizado um evento na Embaixada Brasileira no país, com o Embaixador do Brasil na Dinamarca e Lituânia, Rodrigo Azeredo. O representante se colocou à disposição para auxiliar empresas dinamarquesas que pretendam realizar negócios no Brasil.

A comitiva ainda realizou uma reunião com representantes do Copenhagen Infraestructure Partners (CIP), que é um dos maiores investidores em projetos planejados e executados do zero, chamados Greenfield. A comitiva foi recepcionada pelo diretor do grupo, Philip Christiani.

Houve ainda uma reunião na Confederação das Indústrias Dinamarquesas com participações da empresa Dansk Industry Energy e dos fundos de investimentos dinamarqueses IFU e EKF. Na ocasião, foram apresentadas as potencialidades do Ceará a empresas dinamarquesas.  O grupo, por fim, convidou os empresários para participação no Proenergia Summit 2022 e ainda realizou uma visita de benchmarking à empresa European Energy, em Copenhagen.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA