SENAI Juazeiro do Norte prospectam novos negócios na região Centro-sul cearense

A visita feita pelo gerente da unidade do SENAI Juazeiro do Norte, Maurício Barreira, e do Consultor de negócios, Julião Klécio ocorreu no município de Jucás e teve início com uma reunião na sede do projeto EMPREENDA MAIS, órgão da prefeitura para incentivar e apoiar iniciativas de empreendedorismo na cidade.

 A reunião contou com a presença da Gerente do EMPREENDA MAIS, Socorro Teixeira, a secretária adjunta de governo, Lucilene Souza e o Gerente do CVTEC (Centro Vocacional Tecnológico) local, Jeffther Batista. 

Na ocasião, a equipe apresentou as necessidades locais de treinamento profissional, visando formações que atendessem a necessidade de empresas locais e a possibilidade de abertura de novos negócios. O próximo passo é a elaboração de um projeto para qualificação nas áreas de mecânica de máquina de costura, refrigeração, eletroeletrônica e alimentos a ser realizado pelo Senai. O CVTEC local deverá ser o ponto de apoio para a execução das aulas.

“Pudemos constatar o excelente trabalho da gestão municipal em promover o desenvolvimento local através das ações do EMPREENDA MAIS e também do fomento à implantação de novas indústrias na região. Desse modo, o SENAI está pronto para apoiá-los na qualificação profissional da mão-de-obra local para fortalecer estas iniciativas”. Comentou Maurício Barreira.

“Essa primeira reunião foi o início de um projeto que será construído a várias mãos para atender as demandas locais. A perspectiva é que as negociações avancem a partir dos próximos meses”. Completou Maurício.

Em seguida, houve um segundo momento com o secretário de educação José Marques Aurélio, que fez uma apresentação dos projetos desenvolvidos na rede pública de ensino e apresentou também demandas relacionadas à robótica educacional, que devem ser atendidas pelo SESI de Juazeiro.

Por fim, foi realizada uma visita na empresa Magnesium do Brasil, uma indústria mineradora de Magnesita localizada no município e que emprega cerca de 270 funcionários. A reunião foi realizada com os gerentes de RH, manutenção e produção da empresa que apresentaram suas necessidades para qualificação de mão-de-obra. Dessa forma, também será elaborada uma proposta para cursos nas áreas de mecânica industrial, eletricidade industrial e operação de empilhadeira e retroescavadeira.

“A Magnesium é uma empresa que está em expansão e vai necessitar de profissionais qualificados. Atualmente, alguns desses profissionais vêm de outros municípios, porque não há mão-de-obra capacitada suficiente no município. A proposta é que o SENAI entre mais fortemente nessa região com cursos presenciais e também em EAD”. Comentou Maurício Barreira.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA