IEL Ceará lança Prêmio IEL de Estágio para convidados em evento especial

Num café da manhã especial para convidados, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) lançou nesta quarta-feira (15/6) a edição 2022 do Prêmio IEL de Estágio. O diretor administrativo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Chico Esteves, representando o presidente Ricardo Cavalcante, abriu o evento e deu as boas vindas ao público presente, formado por empresários, executivos, gestores de Recursos Humanos (RH) de grandes empresas e representantes de diversas instituições de ensino. As inscrições para a candidatura ao Prêmio seguem abertas até 30/6. 

Chico Esteves destacou a importância do estágio para as empresas e para os jovens em início de carreira e ressaltou a responsabilidade do Ceará de, mais uma vez, apresentar projetos que façam do Estado uma referência nacional em boas práticas de estágio. Desde que o prêmio foi criado nacionalmente, em 2007, o Ceará sempre está entre os finalistas da etapa nacional, tendo sido agraciado já 22 vezes.

“O cearense é um povo inovador, criativo, e, portanto, com grande capacidade para implementar ações que possam se tornar referência nacional e elevar nosso Estado, as nossas empresas e os nossos jovens a um novo patamar”, afirmou o diretor.

A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, conclamou todos os presentes a participarem do prêmio e frisou o trabalho que o IEL Ceará vem realizando desde o início da gestão do presidente Ricardo Cavalcante com foco no desenvolvimento de pessoas, o que foi possível a partir de um reposicionamento do Instituto e a reformulação do portfólio. 

“Na nossa gestão, a gente trouxe um olhar muito direcionado ao desenvolvimento dos nossos jovens e de pessoas em qualquer fase de suas carreiras. O Sistema FIEC, seja através do IEL, do SESI ou do SENAI, está de portas abertas para os profissionais do futuro. Para nós, é motivo de muito orgulho estar aqui lançando mais uma edição do prêmio. Quero ressaltar que se o Ceará esteve na final da etapa nacional do prêmio por 22 vezes é porque, por trás, tem todo um time dedicado, fazendo acontecer. Sem as pessoas a gente não consegue superar os desafios”, declarou a superintendente.    

O evento contou com a presença da desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE); Annette de Castro, vice-presidente da Mallory; Josué Viana de Oliveira Neto, diretor do Centro Universitário Estácio de Sá do Ceará; Jamila Simões, advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Ceará), Carolina Quixadá, gerente de Carreiras e Egressos da Universidade de Fortaleza (Unifor); do diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) e superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), Paulo André Holanda; e do superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes.

Depoimentos

A apresentação sobre esta edição do prêmio foi feita pelo analista da área de Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Marcelo Sobreira. Ele falou sobre os requisitos para participar, as categorias e as etapas do prêmio, esclarecendo todos detalhes em relação às inscrições. Logo em seguida, a gerente de RH da indústria Amêndoas do Brasil, Sandra Oliveira, deu um depoimento falando sobre o significado da premiação para a empresa. Com vários prêmios nas etapas regional (estadual) e nacional, a empresa é um case de sucesso. 

“A gente atrai talentos com o prêmio. Nós conseguimos trazer os melhores estagiários para o nosso time e isso contribui efetivamente com os nossos melhores resultados. Nós gostamos de ouvir os nossos estagiários, nós construímos um ambiente de segurança psicológica onde eles podem trazer ideias, sugestões, inovação”, disse Sandra.

A analista Patrícia Escóssio, da Amêndoas do Brasil, também deu um testemunho da sua vivência enquanto estagiária e de como a visão da empresa faz a diferença. Ela começou como estagiária do curso de Administração de Empresas em 2013 e trilha até hoje uma carreira de sucesso na empresa na área de RH.

“O primeiro contato com a Amêndoas foi por meio do Prêmio IEL de Estágio. Eu vi a Amêndoas sendo premiada e fiquei encantada pela empresa. O que me chamou atenção na empresa logo de cara foi a oportunidade que ela dá para o desenvolvimento dos estagiários. O estagiário não é tratado como mão de obra barata, muito pelo contrário. O foco no desenvolvimento do estagiário é para que ele seja efetivado, que ele venha a contribuir com o nosso time. Encontrei vários desafios logo de cara, mas também um suporte grande da minha líder e de toda a equipe”, contou. 

Para Patrícia, o prêmio é muito mais que um reconhecimento. “Quando o IEL desenvolve esse prêmio, ele não está reconhecendo apenas boas práticas, estagiários, instituições e organizações. Ele está reconhecendo pessoas e organizações que estão fazendo de fato a diferença para a nossa sociedade porque esse prêmio reflete a cultura dessas empresas”, pontuou.            

Saiba mais

O Prêmio IEL de Estágio busca identificar e valorizar a implementação de projetos inovadores na jornada acadêmica e profissional de jovens talentos e, dessa forma, impulsionar a inovação e a melhoria do desempenho das empresas. Podem se candidatar empresas de pequeno, médio e grande portes, estudantes e instituições de ensino em todo o Ceará, tanto de educação superior quanto educação técnica, que desenvolvam projetos e iniciativas inovadoras no âmbito do Programa IEL de Estágios.

A premiação é dividida em três categorias (Projetos Inovadores, Empresa Inovadora e Educação Inovadora) e acontece em duas fases, uma regional (estadual) e uma nacional. Os projetos agraciados em primeiro lugar de cada categoria participam da etapa nacional, podendo vir a ser finalista do Prêmio Nacional, com data de realização a ser confirmada.

Serviço:
Prêmio IEL de Estágio 2022
Inscrições AQUI

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA