Membros da FIEC participam do II Fórum de Governança Ambiental do Comitê de Desenvolvimento Sustentável da Rede Governança Brasil

O Coordenador do Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Presidente da Câmara Setorial de Energias, da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (ADECE), Joaquim Rolim e o Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço, participaram, na tarde desta segunda-feira (06/06), do II Fórum de Governança Ambiental, promovido pelo Comitê de Desenvolvimento Sustentável da Rede Governança Brasil (RGB), com apoio do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP).

Participaram ainda do evento, o Ministro Augusto Nardes, Embaixador da RGB; Priscila Rohem, Especialista do Comitê/Servidora do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI); o advogado empresarial Luiz Piauhylino Filho, sócio-presidente da Sunlution e a Coordenadora do RGB, Renata Andrade.

Joaquim Rolim e Jurandir Picanço palestraram durante o evento, que aconteceu de forma remota, por meio de webinar, e teve como objetivo debater sobre o “Hidrogênio Verde: A Oportunidade da Economia Brasileira”, e sobre “Eficiência Energética x Crescimento Verde e Biometano”, temas de nicho promissor.

“Nós apresentamos o enorme potencial que existente no Brasil para produção de energias renováveis, a um custo entre os mais competitivos a nível mundial, e com enorme excedente que poderá ser aproveitado para produzir produtos verdes, ou para exportação de energia através do hidrogênio verde”, declarou Joaquim Rolim.

Ainda durante a palestra, Joaquim Rolim destacou as novas tecnologias de energia, a diminuição do tempo de retorno do investimento, e o acesso a fontes renováveis mais baratas torna a produção de hidrogênio verde cada vez mais atrativa.

Jurandir Picanço, por sua vez, destacou as oportunidades e desafios para a produção de energia limpa, tanto em âmbito nacional quanto local e os investimentos em hidrogênio verde que estão sendo realizados. “O Ceará é pioneiro na produção da energia limpa e possui potencial enorme em razão do Porto do Pecém e da Zona de Processamento e Exportação (ZPE), que estão no centro dessa região de gigantesco potencial de energias renováveis que é o Nordeste”, ressaltou Juradir.

O Fórum segue até hoje (07/06), onde será debatida a Eficiência Energética x Crescimento Verde e Biometano.

O embaixador da RGB e ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, destacou a importância do II Fórum de Desenvolvimento Sustentável. "O Fórum foi um evento altamente capacitado  pelo nível dos palestrantes. A RGB trouxe um grande momento de conhecimento de um tema novo como hidrogênio verde e CO2, no Brasil e no planeta".

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA