Pelo terceiro ano consecutivo, a segurança dos trabalhadores do Setor Elétrico é foco da campanha Junho Laranja

Durante o ano de 2021, foram registrados 1.585 acidentes envolvendo eletricidade no Brasil, deixando pelo menos 761 pessoas mortas. Destas, 674 foram vítimas de acidentes decorrentes de choques elétricos e 47 padeceram por incêndios por sobrecarga. Os dados são da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) e constam no Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2022, que tem como base o ano anterior.

Assim como em 2020, o Nordeste lidera o triste ranking de ocorrências registradas oficialmente, com 242 casos. O Ceará é o 13° estado brasileiro com mais mortes ocasionadas por choque elétrico, respondendo por 23 delas, 25,8% a menos que os óbitos registrados em 2020, quando registrou 31 mortes por choque elétrico.

Ainda segundo a Abracopel, do total de óbitos registrados no País, 297 envolvem diretamente a rede aérea de distribuição. A associação destaca que os números podem ser ainda maiores, uma vez que muitos casos não são notificados. Boa parte desses acidentes, no entanto, poderiam ser evitados com medidas simples, boas práticas e uso correto dos equipamentos de proteção e métodos de segurança.

Atuando no mercado de energia há 35 anos e consciente da sua importante missão em levar eletricidade a milhões de consumidores, tendo como prioridade máxima a segurança no ambiente de trabalho, a cearense B&Q promove, este mês, pelo terceiro ano consecutivo, o Junho Laranja. Trata-se de uma campanha pela segurança no trabalho do setor elétrico, que hoje abriga cerca de 500 mil trabalhadores no País. Somente na B&Q, 5.600 profissionais atuam diretamente na infraestrutura de redes. O foco da campanha são os trabalhadores das chamadas linhas vivas – as linhas energizadas.

“A segurança da nossa equipe sempre foi um valor. Temos compromisso e responsabilidade com os profissionais e suas famílias. Por isso, decidimos criar a campanha visando conscientizar, ainda mais, as equipes de linha viva, por meio de ações preventivas e uma programação específica. Esperamos promover um comportamento seguro não apenas na B&Q, mas chamar a atenção dos trabalhadores da área em todo o Estado e País e, quem sabe, levar essa campanha pioneira para fora do Brasil”, explicou o CEO da B&Q, Luís Carlos Queiroz, que, atualmente, também preside o Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE).

O CEO da B&Q destaca ainda que a empresa é pioneira na área de linha viva, tendo sido a primeira a oferecer o curso na área, em parceria com o Senai Ceará, e a enquadrar a modalidade no trabalho CLT. “Por conta do nosso pioneirismo, hoje somos referência no estado e no país nessa área de linha viva. Temos sido bastante demandados pelas concessionárias e por empresas do setor de energias renováveis, a exemplo de eólicas, para atuar nessa área. É um trabalho delicado, que exige muito cuidado e preparo, por isso, estamos, constantemente, promovendo treinamentos e movimentos em prol do trabalho responsável nessa área, como o Junho Laranja”, completa Luis Carlos Queiroz.

O Junho Laranja contará com uma vasta programação. Destaque para os “B&Q Cast”, abertos ao público interessado, com transmissão pelo canal da B&Q no YouTube (B&Q Oficial), abordando temas relacionados à segurança na operação de linhas vivas. Além de lives, palestras, apresentações, treinamentos e premiações, ao longo de todo o mês de junho, equipes de inspeção da B&Q farão visitas aos ambientes de trabalho para checar as boas práticas e a Verificação de Conformidade de Procedimentos (VCP), uma inspeção que permitirá, ao final do mês, traçar os principais problemas para tratá-los, eliminando possíveis focos de insegurança no trabalho dos profissionais do setor elétrico. “A atitude prevencionista, o comportamento seguro e a consequente obtenção da excelência profissional serão os focos das ações”, finaliza Luís Carlos Queiroz.

Programação Junho Laranja

01/06, às 7h30 - Abertura
VCPS – Diário em campo (verificação de segurança e procedimentos com os eletricistas)

07/06, às 19h30 - Live
Tema: Segurança do EPI - Entenda o processo de fabricação e certificação do equipamento de proteção individual.
Com Jorge Salgado, Engenheiro Eletricista B&Q, e Washington Dias Alves, Engenheiro da Leal equipamentos de proteção.

14/06, às 19h30 – Live no Instagram da B&Q – Saúde Emocional no trabalho.

21/06 às 19h30 - Live no YouTube da B&Q – Atividades Noturnas na linha viva (execução com segurança neutralizando riscos).

28/06, às 19h30 – Live no YouTube da B&Q – Laudo e verificação de segurança nos veículos e equipamentos operacionais.

30/06, das 7h30 às 11h – Encerramento da campanha.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA