Maio foi mês de confiança para o empresário industrial, aponta ICEI

No mês de maio, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), elaborado pelo Observatório da Indústria, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), apontou que os empresários cearenses mantiveram-se confiantes e aumentaram o otimismo pelo segundo mês consecutivo acerca da indústria no Ceará.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) cearense atingiu 58,6 pontos no mês, registrando crescimento de 1,3 ponto no indicador frente ao mês anterior. Com esse resultado, o indicador cearense seguiu acima da média histórica estadual (56,5 pontos) e do desempenho nacional, cujo ICEI marcou 56,5 pontos em maio, revelando uma leve queda no otimismo (0,3 ponto) entre os industriais do país, quando comparado a abril.

Com relação aos indicadores que compõem o ICEI, o Índice de Expectativas estadual cresceu (1,7 ponto) em relação ao mês anterior, ao passo que o nacional teve uma pequena retração (0,2 ponto), marcando 62,6 pontos e 60,0 pontos, respectivamente. Os resultados demonstram que os empresários do setor permanecem com expectativas otimistas.

Já os resultados para o Índice de Condições Atuais indicam que os empresários do estado e do país estão com percepções distintas com relação ao cenário atual. Enquanto os industriais cearenses avaliam uma melhora na situação corrente (50,7 pontos), os industriais brasileiros percebem uma piora (49,4 pontos). Destaca-se que, em ambas as circunstâncias, a avaliação com relação à economia brasileira é de pessimismo no cenário atual.

Veja o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de maio completo AQUI.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA