Ricardo Cavalcante recebe comitiva da IX Reunião Mundial das Câmaras Portuguesas durante almoço na Casa da Indústria

Nesta segunda-feira (23/05), o  Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante recebeu comitiva da IX Reunião Mundial das Câmaras Portuguesas, durante almoço na Casa da Indústria. O encontro contou com representantes das 18 Câmaras de Comércio existentes no Brasil e de Câmaras Portugueses de 22 países e tem como objetivo fomentar negócios através da indústria, comércio e turismo.

Entre as autoridades portuguesas, estiveram o Secretário de Estado da Internacionalização de Portugal,  Professor Doutor Bernardo Ivo Cruz; o Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos; o Secretário de Estado da Economia de Portugal, Dr. João Jorge Arêde Correia Neves; a Conselheira Política do Governo Português,  Dr.ª Isabel Pestana; o Presidente da Federação das Câmaras Portuguesas no Brasil, Armando Abreu; o Presidente da Câmara Brasil Portugal no Ceará, Eugênio Vieira; o Vice-Cônsul de Portugal em Fortaleza, Ana Cristina Pedroso; da FIEC, estiveram o 1° Vice-Presidente Carlos Prados; o Diretor Administrativo, Chico Esteves;  o Diretor de Inovação, Sampaio Filho; o Diretor, André Siqueira; Diretor Financeiro Adjunto, Carlos Rubens;  Marcos Soares, Presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC);  a Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN), Karina Frota, além de diversos Presidentes de Sindicatos, empresários e convidados.

“Para nós que fazemos a Federação do Ceará é motivo de muita honra recepcionar toda a comitiva da IX Reunião Mundial das Câmaras Portuguesas. Reforço aqui o nosso desejo de estreitar, cada vez mais, as relações entre nossos países, promovendo mais negócios e desenvolvimento para todos”, declarou Ricardo Cavalcante.

Este é o primeiro encontro mundial das Câmaras de Comércio Portuguesas a ser realizado, após dois anos de pandemia. Concorreram para sediar o evento as Câmaras da Rússia, Suíça e Vietnã, porém, a escolha foi feita pelo Brasil e em favor da cidade de Fortaleza, que mantém na Câmara de Comércio Brasil-Portugal no Ceará (CBP-CE), uma entidade com mais de 20 anos de atuação para o fortalecimento de negócios entre os dois países. Além disso, o Ceará detém atualmente a sede da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (FCPCB).

Durante o almoço, o Secretário de Estado da Internacionalização de Portugal,Professor Doutor Bernardo Ivo Cruz, apresentou diversos dados da economia portuguesa e reforçou a importância das relações entre os países. “Gostaria ainda de agradecer a acolhida do Presidente Ricardo Cavalcante, pela recepção de nossa comitiva, e todo apoio prestado pela FIEC”, finalizou.

IX Reunião Mundial Das Câmaras Portuguesas

A Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (FCPCB) foi criada em 1999, mas foi constituída em 2001, em cerimônia presidida por Jorge Sampaio, Presidente da República Portuguesa na época. A instituição surgiu a partir da necessidade de ampliar a ação das Câmaras de Comércio Brasil – Portugal que têm por objetivo desenvolver nos estados de atuação as relações bilaterais entre os dois países. A FCPCB possui o papel de apoiar as 18 Câmaras de Comércio Portuguesas existentes no Brasil nas relações luso-brasileiras, auxiliando as Câmaras na afirmação do seu papel na diplomacia econômica. A sede da Federação está localizada em Fortaleza, no Ceará, e desde setembro de 2020 é presidida por Armando Abreu. Com o propósito de fomentar negócios, realiza constantemente eventos e reuniões com a finalidade de incentivar empresários, empreendedores e investidores brasileiros a conhecerem todos os ecossistemas portugueses e suas inovações.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA