FIEC recebe visita de representantes de multinacional norueguesa do setor de energia

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu, na tarde desta terça-feira (17/05), a visita de uma comitiva de representantes da multinacional do setor de energia Equinor. A empresa é de origem norueguesa e atua em mais de 30 países, incluindo o Brasil, país no qual tem atividades há 20 anos, com mais de US$ 11 bilhões investidos. A vinda ao Ceará tem como objetivo a prospecção de mercados na área de energia eólica offshore.

Representando a Equinor estiveram presentes o Diretor de Eólica Offshore para a América Latina, André Leite; o Gerente de Relações Institucionais, Thiago Martins; e a Gerente Comercial Ariane Carvalho. O trio foi recepcionado pelo Vice-Presidente da FIEC, André Montenegro, que representou o Presidente Ricardo Cavalcante.

Também estiveram presentes o Superintendente Regional do SESI Ceará e Diretor do Departamento Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; além do Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes. A comitiva veio de uma reunião com o Governo do Estado do Ceará, ao lado do Coordenador da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Sérgio Araújo; e do Sócio e Diretor da BI Energia, Lúcio Bonfim.

Durante a visita, que ocorreu no Observatório da Indústria da FIEC, a comitiva foi apresentada às ações desenvolvidas pelo SENAI Ceará a partir de uma palestra realizada pelo Diretor Paulo André Holanda. Em seguida, o Consultor de Energia da Federação, Jurandir Picanço, falou sobre o potencial de produção de hidrogênio verde do Estado.

Logo após, o Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim, demonstrou as possibilidades criadas a partir da elaboração do Atlas Solar e Eólico realizado pela entidade. No fim, o Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale, apresentou as soluções desenvolvidas no órgão e como a inteligência em dados pode contribuir para a tomada de decisões do setor energético.

André Leite classificou a visita como ‘excelente’ e que ela, em um certo sentido, superou as expectativas. "Deu uma noção, apesar de inicial, boa, do que a gente pode encontrar, quais planos estão sendo levados adiante aqui pelo Ceará e me parece que o trabalho está muito bem estruturado, a governança está muito arrumada, muito bem feita", externou.

Conforme o Diretor, há correlações muito claras entre o que se fala em diversos níveis e áreas decisórias. "Existe um alinhamento que se escuta desde a base, ali na indústria, até o Secretário de Desenvolvimento, a Federação das Indústrias. A narrativa é sempre muito coerente, então isso dá para o investidor uma segurança de que está recebendo uma informação realista e que te dá uma possibilidade de ver aonde isso vai chegar. Para nós foi um primeiro passo muito grande e a gente espera que esse diálogo continue", afirmou.

Na visão do Vice-Presidente da FIEC, André Montenegro, "O Ceará é a bola da vez no que se refere a hidrogênio verde e energias renováveis". Segundo ele, "essa união do setor produtivo com o Governo está atraindo muita gente para cá, e a gente espera que venham mais empresas, como a Equinor, uma das maiores empresas do mundo no ramo de petróleo e gás e, agora, energias renováveis. Essa é a nossa função aqui na FIEC, de atrair investimentos e gerar negócios para nossas empresas".

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA