Ricardo Cavalcante recebe Presidente da FIERO e Ação Pró-Amazônia

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, recebeu, na manhã desta segunda-feira (09/05), na Casa da Indústria, o Presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), da Ação Pró-Amazônia e do Instituto Amazônia + 21, Marcelo Thomé;  além do Diretor Adjunto do Instituto Amazônia +21, Guilherme Gonzales; e do Especialista em Desenvolvimento Industrial do Instituto Amazônia+21, Fernando Penedo.

A comitiva foi recepcionada ainda pelo Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; pelo Superintendente Regional do SESI Ceará e Diretor do Departamento Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; pela Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes; pelo Diretor de Inovação e Tecnologia e Líder do Observatório da Indústria, Sampaio Filho; e pelo Gerente do Observatório, Guilherme Muchale.

O Presidente da FIERO faz uma imersão nas dependências da FIEC até terça-feira, (10/05), para compreender como se dão alguns dos processos desenvolvidos no Ceará, como os projetos do Observatório da Indústria, o Atlas Eólico e Solar, o Programa ESG/FIEC e as ações implementadas pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará).

Após ser recepcionado pelo Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, os convidados conheceram o Observatório da Indústria. Na apresentação, foram demonstradas as ações desenvolvidas pela entidade, a exemplo de processo de transformação digital da FIEC, além de informações gerais tabuladas pelo Observatório sobre o estado de Rondônia.

Os integrantes da FIERO apresentaram o Instituto Amazônia +21, o qual reúne as nove Federações das Indústrias dos estados da Amazônia Legal. O Instituto mobiliza empresários da região com o propósito de gerar negócios sustentáveis a partir de agendas prioritárias, como a bioeconomia, as energias renováveis e as cidades sustentáveis.

"O Observatório da Indústria do Ceará é referência nacional de qualidade de informação, de estruturação de bons dados para apoiar não só o desenvolvimento econômico, as empresas, mas também o setor público na tomada de decisão, identificar oportunidades e desafios. Esse trabalho é liderado pela Federação, é um trabalho a ser multiplicado em apoio à indústria nacional", afirmou o Presidente Marcelo Thomé. Segundo ele, a cooperação e a integração com os trabalhos realizados no Ceará são essenciais.

“Nosso objetivo é dividir e cooperar para o desenvolvimento. Nosso lema aqui é dividir conhecimentos e somar. Quem não divide conhecimento não tem êxito. Para nós, foi uma honra receber a comitiva de Rondônia e nossos serviços estão à disposição de todos”, ressaltou Ricardo Cavalcante.

Agenda da tarde

Durante a tarde, o Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço e o Coordenador do núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim, apresentaram, ao grupo, as potencialidades do hidrogênio verde no Ceará e as oportunidades das energias renováveis em Rondônia.

Além disso, o grupo  assistiu a uma apresentação do time do Núcleo de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) da FIEC, liderado pelo Vice-Presidente da Federação, Jaime Bellicanta, e composto ainda pela Coordenadora do Núcleo ESG-FIEC, Alcileia Farias e o Assessor, Leonardo Lima.

A comitiva conheceu ainda as instalações e ações de inovação do IEL Ceará, oportunidade em que a Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, fez uma apresentação sobre o Instituto, o desenvolvimento empresarial e a educação executiva, além dos canais de inovação e pesquisa. Dana ainda apresentou o Núcleo de Expansão Industrial – NEXI/FIEC e mostrou os diferenciais do IEL Ceará e todo o trabalho que foi realizado na área para que o Instituto se posicionasse e se tornasse referência nacional.

Amanhã, a comitiva segue agenda nas instalações do SESI SENAI-CE , em Maracanaú, com o Diretor e Superintendente Paulo André Holanda.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA