FIEC firma parceria para desenvolver Rota Estratégica e Masterplan da Economia Digital Sustentável da ABDI

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) firmou, na tarde desta quinta-feira (28/04), parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O projeto prevê o desenvolvimento da Rota Estratégica e do Masterplan da Economia Digital Sustentável da ABDI, por intermédio do Observatório da Indústria da FIEC.

A formalização do momento ocorreu através de assinatura, durante almoço na Casa da Indústria, e contou com a presença do Vice-presidente da FIEC, André Montenegro, representando o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; do Presidente da ABDI, Igor Calvet; do Diretor de Inovação e Líder do Observatório da Indústria, Sampaio Filho; do Diretor Financeiro Adjunto da FIEC, Carlos Rubens Araújo Alencar; do Superintendente Regional do SESI Ceará e Diretor do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; da Superintendente do IEL Ceará, Dana Andrade Nunes; do Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; e do Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale.

Objetivos da parceria

A Rota Estratégica e o Masterplan da Economia Digital Sustentável visam construir estratégias de longo prazo para fomentar ações sinérgicas no apoio à adoção de tecnologias inovadoras e práticas sustentáveis no País.

A ação irá possibilitar direcionamento, apoio e fortalecimento do trabalho de diversas instituições públicas e privadas, provedores de tecnologia e centros de inovação. O projeto deve ser iniciado a partir da identificação das tendências tecnológicas, econômicas e sociais que irão impactar na adoção de tecnologias e práticas de ESG no Brasil.

Os estudos deverão, ainda, auxiliar a contribuição de representantes do setor produtivo, academia, governo e sociedade em painéis de especialistas, que ocorrerão nas regiões Norte, Nordeste e Centro-sul do País, garantindo representatividade necessária na construção conjunta da visão de futuro e aceleração dessa agenda nacionalmente.

Fortalecimento duplo

De acordo com o Presidente da ABDI, Igor Calvet, a parceria pretende fortalecer as duas instituições. “No que diz respeito à ABDI, vamos poder, a partir dos dados, da expertise gerada pela FIEC e pelo Observatório da Indústria, observar cenários prospectivos de como a indústria nacional estará nos próximos anos e, sobretudo, até 2030”.

Na visão de Calvet, por ter uma abrangência nacional, essas ações são fundamentais para a ABDI, já que assuntos como economia digital e bioeconomia estarão na pauta de discussão para os próximos anos. “Precisamos fazer isso com muita informação e com muito analytics, e o Observatório da Indústria nos auxiliará nesse sentido”, afirmou.

Desde já o Observatório já irá auxiliar a entidade, por meio de suas metodologias, a fim de avaliar os impactos dos projetos desenvolvidos pela própria agência.

“A assinatura desse convênio chancela a credibilidade das duas instituições. A ABDI pelo volume de trabalho que vem desenvolvendo em nosso país, o Observatório da Indústria da FIEC pela inteligência, que irá gerar o conhecimento para a ABDI. Essa interação e integração vai, cada vez mais, deixar um legado para as instituições”, declarou o Diretor de Inovação e Líder do Observatório da Indústria, Sampaio Filho, reforçando o orgulho em trabalhar com a instituição nacional.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA