FIEC lança programa voltado para boas práticas globais

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), consciente do seu compromisso para com o futuro da indústria, do estado e de toda a sociedade, numa atitude coerente com sua missão institucional, lança no dia 19 de abril, às 18h30, no auditório Waldyr Diogo, o Programa ESG-FIEC, juntamente com o Selo de certificação para as empresas.

A iniciativa do Presidente Ricardo Cavalcante vem incentivar e reconhecer as boas práticas nas áreas ambientais, sociais e de governança, dando visibilidade às ações das indústrias cearenses. 

“Temos um compromisso com a sustentabilidade. Razão pela qual criamos o Núcleo ESG-FIEC, em sintonia com os novos tempos, para disseminar e fortalecer entre as nossas indústrias, a cultura ESG. Também estamos criando o “Selo ESG-FIEC”, que reconhecerá as indústrias comprometidas com a redução dos impactos de toda a sua cadeia produtiva no meio ambiente, o aprimoramento das suas relações sociais internas e externas, e a excelência de sua governança corporativa”, afirma Ricardo Cavalcante.

PROGRAMA ESG-FIEC - O Programa ESG-FIEC, ao mesmo tempo que tem por foco fornecer ao mercado uma avaliação e uma validação das práticas ESG das indústrias cearenses, objetiva guiá-las rumo à sustentabilidade, em alinhamento com as melhores práticas globais. O programa é composto não só de critérios e indicadores, mas também oferece às indústrias participantes apoio e orientação sobre como implementar as práticas ESG, contribuindo de forma efetiva para a melhoria da competitividade da indústria cearense no mercado nacional e internacional.

O novo serviço da FIEC à indústria, tem como referência organismos referenciados de âmbito internacional, como, por exemplo, o GRI, o SASB, o Sistema B, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da ONU, e outras relevantes diretrizes internacionais que contribuem para a criação de uma cultura empresarial voltada à segurança socioambiental e à justiça climática.

SELO ESG-FIEC - Ao participar do programa, a empresa pode receber o Selo ESG-FIEC, chancelado pela FIEC e acreditada pela Bureau Veritas S. A., organização de renome internacional em certificações de qualidade. A iniciativa vem, portanto, reconhecer as indústrias comprometidas com o desenvolvimento sustentável em todas as suas relações econômicas, ecológicas e sociais.

ESG - O acrônimo ESG, que significa Environmental, Social and Corporate Governance (traduzido para o português: Ambiental, Social e Governança Corporativa), é o modo que o mercado avalia e seleciona uma empresa pela sua conduta responsável com o meio ambiente, seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico e sua postura na condução dos negócios sob o ponto de vista de mitigar riscos e obter oportunidades. Além disso, também serve como estratégia para investimentos com critérios de sustentabilidade. Em vez de analisar apenas índices financeiros, por exemplo, investidores também observam fatores ambientais, sociais e de governança de uma companhia.

SERVIÇO:

LANÇAMENTO DO PROGRAMA ESG-FIEC

Data: 19.04, às 18h30
Local: Auditório Waldyr Diogo – Casa da Indústria
(Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota)
Necessária apresentação do Comprovante de Vacinação completo, em cumprimento aos protocolos sanitários de combate ao Covid-19 do Governo do Estado.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA