IEL Ceará investe em grandes nomes, como Gino Terentim, para discutir os movimentos de transformação das empresas

Muito mais que respostas prontas, o professor Gino Terentim provocou uma série de reflexões na plateia que assistiu à sua palestra sobre gestão das mudanças nesta quinta-feira (31/3), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Gino esteve em Fortaleza à convite do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) para trazer para empresários, executivos e profissionais um novo olhar sobre lideranças e liderados.

Gino é um dos grandes nomes brasileiros em consultoria organizacional e iniciou a sua fala fazendo a distinção entre mudança e transformação. Em seguida, Gino trouxe a informação de que mais de 70% dos projetos de transformação digital falham. “Não há um padrão de falhas, há uma série de razões diferentes para que a falha ocorra. A boa notícia é que há  semelhanças entre as falhas”, disse.

Segundo ele, existem ao menos cinco motivos que levam a transformação digital ao fracasso: tentar resolver problemas de amanhã com as ferramentas de ontem; resistência à mudança; métricas que influenciam negativamente no comportamento; falha ao definir metas claras de experiência de usuário; e as novas ideias não são difundidas. 

“Quando você faz um processo de mudança, quem são as pessoas que acreditam nesse movimento? Quem tem legitimidade dentro da empresa para conseguir, de fato, transformar você em um líder ou transformar o movimento da empresa em um movimento de transformação ou de mudança? São essas pessoas que levam a mudança adiante e não os líderes. Mas para onde normalmente as empresas olham? Apenas para a liderança. Não quer dizer que a liderança não seja importante. Ela é fundamental, mas não é ela que vai conseguir chegar até a maioria. A má notícia é que não tenho visto esse movimento de as organizações buscarem intencionalmente essas pessoas”, sintetizou. 

Dana Nunes, superintendente do IEL Ceará, abriu o evento revelando a felicidade de poder realizar novamente um grande evento presencialmente trazendo essa temática tão relevante, com um palestrante que é referência no País. “O Gino é nosso parceiro, já realizou diversos cursos pelo IEL Ceará. Ele traz, em suas capacitações, um tom de humanidade, uma visão humana, um olhar para as pessoas e é isso que a gente precisa ter e manter. Tudo que nós elaboramos hoje dentro do IEL é pensando e olhando para as pessoas. Não tem como ser diferente. São as pessoas que fazem a diferença, são as pessoas que a gente tem que qualificar e cuidar”, destacou.

Sobre o palestrante

Gino Terentim é doutorando pela Université de Bordeaux, com MBE em Economia Brasileira pela FEA/USP e MBA em Gerenciamento de Projetos pela ESALQ/USP, possui amplo conhecimento em Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Portfólios, Programas e Projetos, Lean e Agile. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA