Colaboradores da FIRJAN participam do Curso Prático de Simulação Hiper-Realista de Ataques Cibernéticos do SENAI Ceará

Na última segunda-feira, (30/03), 20 colaboradores da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) participaram da aula inaugural do Curso Prático de Simulação Hiper-Realista de Ataques Cibernéticos, promovidos pelo SENAI Ceará. Durante a abertura, participaram, do SENAI Rio de Janeiro, o Diretor Regional do SENAI RJ, Alexandre dos Reis, a Assessora da Diretoria Regional, Ana Cristina Oliveira, o Gerente de Educação, Edson Melo, e o Coordenador de TI, Fernando Silva. Também estiveram presentes, representando o SENAI Ceará, a Gerente de Educação, Sônia Parente, e o Gerente do SENAI Jacarecanga, Elias Pedrosa.

O curso, que acontece até o dia 01/04, é desenvolvido com aulas síncronas no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA do SENAI Ceará, e no Simulador de Ataque e Defesa Cibernética – SIMOC, para garantir o acompanhamento dos alunos em tempo real, nos cenários de ataque e defesa cibernéticos. Os docentes do SENAI Ceará, César Viana e David Miranda, especialistas em segurança cibernética, conduzem a turma dividindo os alunos em times - Blue Team (defesa) e Red Team (ataque) - para que todos tenham domínio de defesa contra ataques cibernéticos.

Nas dinâmicas do curso, o aluno é capacitado a identificar sistemas comprometidos e afetados, detectar como e quando ocorre uma violação ou um ataque ao sistema, aprender a mitigar os danos nos ataques sofridos, reverter ataques e evitar novos, realizar avaliação de danos e determinar o que foi roubado ou alterado, além de conter e corrigir incidentes como defesa, e treinar as habilidades de defesa e ataque, por meio de diversas técnicas para burlar proteções, identificação e bloqueios de ataques.

O simulador hiper-realista de ataque e defesa cibernética (SIMOC Cyber Range), utilizado no curso, foi criado pela RUSTCON para o Exército brasileiro e escola CCOMGEX/CIGE (Centro de Instrução de Guerra Eletrônica) e é utilizado em exercícios multi-forças do Ministério da Defesa.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA