Lançamento do Projeto de Conservação e Reflorestamento da Fazenda Raposa na FIEC

Na manhã desta terça-feira, 22/03, foi realizado o lançamento do Projeto de Conservação e Reflorestamento da Fazenda Raposa, Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) localizada na Região Metropolitana de Fortaleza. A iniciativa vem proteger 136 hectares, contribuindo para a recarga hídrica de cerca de 688 milhões de litros de água, por ano, na Bacia Hidrográfica que abastece a região. O investimento do projeto, em 2022, é de cerca de R$ 500 mil reais.

O evento de apresentação foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), e contou com a presença do Presidente da casa, Ricardo Cavalcante, juntamente com o vice-presidente, Carlos Prado, os diretores Francisco Esteves e Edgar Gadelha e o Superintendente Sergio Lopes; com o Secretário da SEMA, Arthur Bruno; o Superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes; a Deputada Estadual, Fernanda Pessoa; o Prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, juntamente com o Secretário José Helanio Facundo e equipe; a Vice-Diretora do Centro de Ciências Agrárias da UFC, Sônia Pinheiro, representando o Magnífico Reitor Cândido Albuquerque; o Coordenador geral da Associação Caatinga, André Fernandes ; e o Gerente de Relações Externas da Solar, Arthur Ferraz, entre demais autoridades presentes.

Abrindo o evento, o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, destacou o momento ímpar, possível graças à união de propósitos do governo, entidades, academia, terceiro setor e, principalmente, os industriais cearenses. “Estamos fazendo a recuperação espetacular desta área de Maracanaú. Não só toda a região será recuperada, como será criado um polo de lazer para a população”, disse.

O Prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, pontuou em sua fala que tem pressa para que este projeto seja entregue de fato à população. “Podem contar com a Prefeitura. Não faltarão recursos humanos, financeiros e a boa vontade”, comentou.

Já o secretário da SEMA, Arthur Bruno, afirmou que esse lançamento é um momento histórico, por ser uma das últimas áreas verdes da Região Metropolitana de Fortaleza. “Agora, com esses parceiros que aqui estão, nós vamos recuperar, reflorestar e vamos gerar um instrumento de educação ambiental, não só para Fortaleza e Maracanaú, mas para toda a área metropolitana, formada por 19 municípios”, explicou.

Parceira do Projeto, o gerente de relações externas da Solar, Arthur Ferraz, fechou o evento reforçando o orgulho da Coca-Cola Fundacion e da Solar em fazer parte desta iniciativa. “Como parte do Sistema Coca-Cola temos compromissos muito fortes com o meio ambiente. A nossa missão, a nossa meta é ser referência em sustentabilidade e a gente está fazendo isso, assumindo compromissos públicos como este projeto”, destacou.

PROJETO -  O projeto será realizado na Fazenda Raposa, em Maracanaú, caracterizada como Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE). Trata-se de uma Unidade de Conservação estadual e tem a gestão compartilhada entre o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, a Prefeitura de Maracanaú e a Universidade Federal do Ceará.

A iniciativa da Associação Caatinga, conta com o patrocínio da The Coca-Cola Fundation e apoio da FIEC, Solar, Comércio e Beneficiamento de Artefatos de Papel (Cobap), Governo, Prefeitura de Maracanaú, Governo do Estado de Ceará, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, e a UFC.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA