VI Congresso da rede SESI SENAI IEL Ceará reúne educadores para unir amor, tecnologia e educação

'Amar e mudar as coisas me interessa mais: explorando as dimensões inseparáveis da educação'. Com inspiração em uma clássica canção do compositor e cantor cearense Belchior, este foi o tema escolhido para o VI Congresso da Rede SESI SENAI IEL Ceará, que aconteceu ontem, 03/04, e terminou hoje, 04/04. O evento acontece anualmente e, neste ano, foi realizado de forma híbrida.

O congresso, uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) - Departamento Regional do Ceará, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), busca promover debates sobre boas práticas desenvolvidas a partir dos portfólios de Educação desenvolvidos por estas instituições, incentivar a pesquisa, assim como buscar os caminhos para atuar, de forma responsável, no desenvolvimento das pessoas, preparando-as para os desafios impostos pelo mercado de trabalho.

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante, abriu o evento, dando as boas-vindas aos participantes. “O objetivo do congresso é promover debates sobre o uso de boas práticas desenvolvidas a partir dos portfólios de Educação criados pelas nossas casas, além de incentivar pesquisas e o desenvolvimento das pessoas, tentando fortalecer o nosso profissional do futuro e o seu desenvolvimento humano, competências essenciais para o século XXI. Desejamos a todos um ótimo evento”, saudou o Presidente.

O evento contou com a participação de alguns dos principais representantes da Federação. O Superintendente Regional do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; o Vice-Presidente da FIEC, André Montenegro, o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves; Dana Nunes, Superintendente do IEL; Sampaio Filho, Diretor de Inovação e Tecnologia e Líder do Observatório da Indústria, Sérgio Lopes, Superintendente de Relações Institucionais da FIEC;  Sônia Parente, Gerente da Unidade de Educação (UNED), do SENAI Ceará e Ana Paula Pinho, Gerente da Unidade de Educação e Cultura (UNEC), do SESI Ceará.

Após as boas-vindas do Presidente da FIEC, foi a vez de Rafael Lucchesi, Diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Diretor-Geral do SENAI e Diretor-Superintendente do SESI, em formato de live, ministrar a palestra magna, apresentando as inúmeras conquistas alcançadas por SESI, SENAI e IEL. De forma didática, Lucchesi explorou números, gráficos comparativos, mapas e teorias de como se encontra a Educação no Brasil e no mundo, além de destacar os excelentes aspectos das Escolas SESI SENAI que se modernizam a cada dia. “Estamos nos preparando para sermos a melhor rede de educação profissional do Brasil para o trabalho do futuro da indústria, contribuindo para a formação da juventude e dos trabalhadores, tornando-nos referência mundial no uso de tecnologias digitais na educação”, afirmou.

Lucchesi também reforçou a importância da Educação. “Quero deixar como mensagem final, a importância desse processo de transformação para qual o mundo está envolvido, e nós temos, como Sistema, a principal plataforma para a indústria, e como ela é a vanguarda do mundo, temos que ter o domínio dessas competências. Falo aqui como educador e sei que tudo acompanha os sentimentos de cada professor. O docente tem como propósito de vida emancipar pessoas para os seus projetos de vida e carreira”, enfatizou.

Logo depois, Paulo André Holanda conversou com Lucchesi e agradeceu a participação do convidado, além de lembrar o quanto o Presidente Ricardo Cavalcante tem trabalhado para que toda essa mudança tecnológica aconteça nas casas da Federação cearense. “Sua apresentação foi surpreendente e queremos ter mais momentos como esse, para conversar com todos os nossos colaboradores que trabalham na Educação, pois queremos aumentar o número de alunos e abraçar cada vez mais a tecnologia de ponta em nossas escolas”, pontuou Holanda.

Após a participação de Paulo André Holanda, deu-se início o painel “Amar e mudar as coisas me interessa mais”. Em meio aos debates, Sônia Parente explicou que o profissional do futuro, inserido no contexto global, domina a tecnologia e as linguagens, demonstra empatia e proatividade, exerce a liderança de forma consciente e humana, comunica-se bem e com resiliência, além de praticar a inclusão, respeitando as diferenças. “A escola, nesse sentido, deve estar preparada para proporcionar ao estudante as condições para desenvolver-se integralmente com profissionais capacitados e conscientes de seu papel e com a estrutura e estratégias adequadas ao desenvolvimento das competências exigidas para esse profissional”, disse.

A Gerente de Educação do SESI, Ana Paula Pinho, frisou que "o congresso reflete a alegria do encontro entre seus profissionais que com intensidade trocam experiências, apresentam boas práticas, vislumbram resultados e renovam as energias para contribuir ativamente com o relevante trabalho desenvolvido nas casas".

“Nos dois últimos anos a educação sofreu transformações exponenciais muito relacionadas ao mundo digital, então, é muito pertinente trazer para debate o poder transformador de tudo que é feito com dedicação e amor. Além da temática, fortalecer a sinergia entre os projetos e programas das casas só potencializa nossa atuação e nos enche de orgulho. É muito prazeroso ver todas as iniciativas, todas as vidas transformadas pelo poder do amor e da educação”, salientou Cris Martins, Coordenadora de Educação Executiva do IEL.

À frente da organização do congresso e mediadora do painel, a coordenadora de Educação EaD do SENAI Ceará, Maria Luiza Maia, afirmou que discutir e debater sobre Educação são pilares para o futuro. “A sociedade contemporânea requer indivíduos preparados para os desafios que envolvem inovação, a aprendizagem ao longo da vida, a capacidade de adaptar-se ao novo, flexibilidade e autonomia, mas requer também uma postura inclusiva e consciente”, assegurou.

Programação

Os dois dias do VI Congresso da Rede SESI SENAI IEL Ceará ofereceram um leque de opções para todos os que trabalham com Educação nas casas da FIEC.

No período da tarde de ontem, 03/03, aconteceram 5 palestras, com temas e convidados diferentes. O público participou por meio de perguntas nos chats e assistiu a uma roda de conversa com os palestrantes.

Hoje, 04/03, o evento teve início com a rodada de conversas sobre as novidades do SESI SENAI e IEL. Docentes foram chamados para participar e vídeos com cases de sucesso foram exibidos. Todos deram testemunho da vivência de ser professor, do sentido pleno da palavra Educação e como o docente tem o poder de mudar as coisas, com amor e dedicação.

À tarde, 12 oficinas foram organizadas e os inscritos tiveram momentos de muito aprendizado e conhecimento em áreas técnicas, robóticas, culturais, tecnológicas, cybersegurança, novas metodologias e muito mais.

Para finalizar e abrilhantar o encerramento do congresso, um pocket show de Vannick Belchior, filha do compositor e cantor cearense, Belchior, encantou a todos. Com canções eternizadas na voz do pai, Vannick fez valer o momento final do VI Congresso da Rede SESI SENAI IEL Ceará.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA