IEL Ceará inicia Jornada da Gestão para padarias cearenses

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) iniciou nesta terça-feira (15/2) a Jornada da Gestão nas Padarias, uma trilha de capacitação customizada para atender necessidades específicas de empresas do setor de panificação de micro e pequeno portes. A abertura da jornada contou com um workshop em gestão empresarial, ministrado pela professora mestre em Tecnologias Sustentáveis, Ana Alves. A iniciativa conta com a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Sebrae e Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado do Ceará (Sindpan).

A gerente de Inovação e Pesquisa do IEL Ceará, Margaret Lins, abriu o evento explicando que a jornada é formada por duas etapas, sendo a primeira composta por capacitações e a segunda por mentorias (consultorias), com uma duração total de três meses. O objetivo é preparar as empresas para o ambiente de constantes mudanças e intensas transformações tecnológicas e capacitar os líderes e colaboradores das empresas para a tomada de decisões mais assertivas.

“O IEL Ceará já tinha realizado uma trilha de capacitação para as padarias em 2020 que trouxe bons resultados para as empresas atendidas. Neste ano, pensamos em uma nova trilha com temas bem atuais e incluímos as mentorias com o intuito de transformar o conhecimento em implementações práticas. Os profissionais que irão conduzir essas mentorias possuem um grande know-how e experiência técnica, o que com certeza se converterá na melhoria da gestão dessas padarias participantes”, afirmou a executiva.  

De acordo com ela, foram definidas quatro temáticas para os treinamentos. São elas: Gestão Financeira, Gestão de Compras, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Marketing/Redes Sociais, com destaque para as duas últimas, que são temas abordados pela primeira vez. “Os hábitos do consumidor foram profundamente impactados com a pandemia. Então, entendendo a velocidade das mudanças e a facilidade do acesso a informação que os consumidores têm hoje, a proposta da jornada é trazer capacitações que possam traduzir essas novas rotinas dos clientes, intercalando com as mentorias”, ressalta.

As mentorias são sessões individuais que irão ocorrer de forma presencial ou online nas empresas nas temáticas Finanças e Marketing, totalizando 200h, distribuídas entre as dez empresas participantes.

O presidente do Sindpan, Ângelo Nunes, comentou que o sindicato está sempre atento às demandas de capacitação do setor e periodicamente busca promover treinamentos em prol da reciclagem de saberes tanto de empresários quanto de colaboradores. Segundo ele, a jornada já estava prevista antes mesmo da pandemia, porém os desafios surgidos com a crise econômica tornam a participação nessa trilha de capacitação ainda mais importante. 

“Desde o início da minha gestão, temos buscado uma grande aproximação com o IEL Ceará, pois temos total entendimento da relevância da capacitação e o IEL tem soluções de alta qualidade. Atualmente, o setor da panificação ainda vive um momento muito conturbado com a alta de insumos, embalagens, matérias-primas, etc. Porém, isso tem despertado nos empresários o desejo de buscar conhecimento, pedir ajuda e se aproximar do sindicato. A nossa expectativa com essa jornada do IEL é que tenhamos pessoas mais preparadas para encontrar soluções para os desafios que esse momento traz e impulsionar cada vez mais o setor”, destaca.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA