Ricardo Cavalcante apresenta Hub do H2V ao Embaixador e a Cônsul Honorária da Holanda

Na manhã desta segunda-feira (14/02), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, recebeu o Embaixador da Holanda, André Driessen, e a Cônsul Honorária dos Países Baixos e Vice-Presidente da Mallory Eletroportáteis, Annette de Castro, na Casa da Indústria. Durante a reunião, Ricardo Cavalcante apresentou o projeto do Hub do Hidrogênio Verde (H2V) cearense aos convidados. A Holanda é um dos países à frente dos investimentos nesta que é considerada a mais nova matriz energética mundial.

“Ficamos muito felizes em poder recebê-los. Passamos por um momento de muita transformação na área energética mundial e o Ceará e o nordeste do Brasil partem na frente, com grandes diferenciais competitivos. Nos colocamos à disposição do Governo Holandês para que possamos trabalhar juntos em prol da descarbonização mundial”, declarou Ricardo Cavalcante.

Os Países Baixos tem os maiores subsídios por gigawatt de capacidade de eletrolisador comprometido – € 1,43 bilhão. Este cálculo pressupõe que o governo da Holanda irá reservar pelo menos 5 bilhões de euros para o hidrogênio verde, dos 15 bilhões para vetores avançados de energia renovável.

Hidrogênio Verde

O Hidrogênio Verde (H2V) é uma energia limpa obtida através da eletrólise, a partir de fontes renováveis como a energia eólica e solar, sem a emissão de carbono, o que possibilita a descarbonização do planeta.

O Nordeste brasileiro é visto como uma das regiões mais promissoras do globo para a sua produção, de acordo com relatório da Bloomberg, e poderá aplicar a produção energéticas em diversas frentes, como a da exportação de energia e amônia verde, além da implantação no mercado local em plantas industriais, equipamentos, veículos, entre outros.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA